Pesquisa mostra que choque na língua ameniza zumbido do ouvido
Método trouxe benefícios para 80% dos voluntários que se submeteram ao tratamento experimental
atualizado
Compartilhar notícia
Cientistas da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, estão propondo uma nova maneira de tratar aquele irritante e persistente zumbido no ouvido. A condição, também conhecida tinnitus, afeta cerca de 15% da população mundial.
Os sons variam entre barulhos semelhantes a chiados, apitos, cigarras, água de cachoeira, cliques e estalos. Podem ser leves, percebidos somente durante o silêncio, ou intensos a ponto de incomodarem durante todo o dia.
O método – comprovado em uma pesquisa com 326 voluntários – consiste em aplicar choques brandos na língua combinados com sinais sonoros. Os dois estímulos são capazes de distrair o cérebro, forçando-o a suprimir a atividade que causa o zumbido.
“O cérebro só consegue prestar atenção a um certo número de coisas”, explicou Hubert Lim, um dos autores do trabalho, em entrevista à revista Science.
Cerca de 80% dos voluntários submetidos ao tratamento de choques e sons sentiram melhoria significativa do sintoma. A experiência foi dividida em sessões de uma hora realizadas durante 12 semanas.
De acordo com os resultados publicados na revista Science Translational Medicinea, em uma escala de 0 a 100 em relação à gravidade do zumbido, houve uma queda média de cerca de 14 pontos na percepção dos participantes.