metropoles.com

Pesquisa mostra que 85% da população defende vacinação contra Covid-19

Levantamento PoderData indica que somente 10% da população ainda é resistente à imunização contra o coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno/Especial Metrópoles
Vacina Covid - Saúde inclui professores no grupo prioritário da vacina contra a Covid
1 de 1 Vacina Covid - Saúde inclui professores no grupo prioritário da vacina contra a Covid - Foto: Gustavo Moreno/Especial Metrópoles

Um estudo realizado entre 1º e 3 de março revelou que o apoio à imunização contra a Covid-19 tem aumentado no Brasil. O levantamento, conduzido pelo PoderData, divisão de estudos estatísticos do Poder360, mostrou que o percentual de pessoas que pretendem se vacinar aumentou de 78% para 85% com relação ao estudo anterior, realizado entre 15 e 17 de fevereiro.

O trabalho considerou respostas de 2.500 pessoas, distribuídas em 509 municípios, das 27 unidades da federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

A pesquisa indicou que a resistência à vacinação tem diminuído. Em fevereiro, 14% dos participantes afirmaram que recusariam a vacina. No novo levantamento, somente 10% dos voluntários mostraram-se contrários aos imunizantes.

O total de pessoas que não sabiam responder à pergunta “Você pretende tomar alguma das vacinas contra o coronavírus?” caiu de 8% para 5%, na mesma base comparativa.

A disposição para tomar qualquer uma das vacinas atualmente oferecidas contra o coronavírus é 6 pontos percentuais menor que a média nacional entre aqueles que avaliam o presidente Jair Bolsonaro como “ótimo” ou “bom”. Entre os que declaram rejeição ao presidente, 87% se vacinariam.

Para os pesquisadores, a evolução demonstrada nos últimos levantamentos tem correlação direta com o aumento no número de mortes em decorrência da Covid-19 no Brasil. Na sexta-feira (5/3), o país registrou 1.760 mortes, o que elevou a média móvel de sete dias a 1.423 óbitos por dia, conforme dados reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa.

Há pacientes aguardando liberação de leitos nas principais cidades brasileiras, e em mais de 10 estados o sistema de saúde está operando no limite. Mais de mil esperam UTI em cinco estados.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?