metropoles.com

Pesquisa: Fiocruz quer saber como você está vivendo (ou viveu) a quarentena

Instituição lançou questionário on line para saber mais sobre o impacto social gerado pelas medidas de isolamento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pollyana Ventura/Getty Images
isolamento social
1 de 1 isolamento social - Foto: Pollyana Ventura/Getty Images

A Fiocruz Brasília, em parceria com instituições de outros países, está fazendo uma pesquisa para saber como o brasileiro viveu ou está vivendo a quarentena provocada pelo novo coronavírus.

O intuito é comparar o impacto social gerado durante e após o período de distanciamento social, que foi adotado para prevenção e controle da Covid-19. A análise será feita com as populações de Brasil, Chile, Equador, Espanha e México.

A pesquisa batizada de Impacto Social do Confinamento pelo Surto de Coronavírus Covid-19 na América Latina – Brasil irá se basear em informações de pessoas que preencherem um formulário online. A participação é voluntária, não é necessário se identificar, mas está aberta somente a pessoas que vivem no Brasil, maiores de 18 anos.

“Essa situação é nova para a América Latina e não há evidências anteriores sobre o impacto que o confinamento tem sobre essas populações”, afirma a pesquisadora Jakeline Ribeiro Barbosa, do Núcleo de Epidemiologia e Vigilância em Saúde (Nevs) da Fiocruz Brasília, à frente do estudo no país.

Como funciona o estudo

Na etapa quantitativa, será utilizado o questionário online, aplicado durante o confinamento e, novamente, depois de seis meses. O formulário contém perguntas sobre a situação de isolamento, as condições de vida e a percepção de medidas políticas e de saúde pública.

Já a etapa qualitativa consiste em uma entrevista por telefone, que permitirá conhecer experiências vividas pela população durante o confinamento. O estudo foi aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?