metropoles.com

Pesquisa diz que leites vegetais são melhores para o meio ambiente

De acordo com o estudo, um copo de leite de vaca gera o triplo da quantidade de gases do efeito estufa que sua versão vegetal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Roxiller/istock
leite vegetal
1 de 1 leite vegetal - Foto: Roxiller/istock

Se você precisava de alguma razão para trocar o leite de vaca pelas opções vegetais (arroz, soja, aveia, amêndoa ou coco), seus problemas acabaram. Segundo um estudo da Universidade de Oxford, na Inglaterra, o meio ambiente pode decidir por você: a produção de um copo de leite de vaca gera quase três vezes mais gases do efeito estufa do que as alternativas vegetais.

A pesquisa afirma que produzir um copo de leite por dia, durante um ano, requer um espaço 10 vezes maior do que o leite de aveia, por exemplo, e muitos litros de água. Levando em consideração as emissões de gases poluentes da agropecuária, o transporte, a embalagem e o desmatamento para alimentação do gado, a pegada de carbono do leite convencional é muito maior.

De acordo com os cientistas responsáveis pelo estudo, a troca de produtos animais por opções vegetais (em geral, inclusive carne) seria responsável por uma diminuição de 49% na emissão de gases do efeito estufa provenientes de comida. “Em adição a essa redução, o espaço que não seria mais usado para produzir comida poderia remover 8,1 bilhões de toneladas dos gases da atmosfera em 100 anos, enquanto a vegetação natural se restabelece e o carbono no solo se acumula”, afirmam.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?