Pesquisa da vacina Johnson & Johnson contra Covid-19 é retomada no DF
Anvisa aprovou a volta do estudo clínico, que foi pausado no começo de outubro para analisar caso de doença misteriosa em voluntário
atualizado
Compartilhar notícia
O estudo clínico de fase 3 para determinar se a vacina contra a Covid-19 criada pela Johnson & Johnson está sendo retomado no Distrito Federal nesta quarta-feira (4/11). A pesquisa foi pausada em 12/10 para apurar um evento adverso grave em um voluntário americano que desenvolveu uma doença misteriosa.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) permitiu, na terça (3/11) a retomada dos testes. O médico Eduardo Freire, um dos responsáveis pelo estudo no DF, confirmou ao Metrópoles a retomada, e diz que os pacientes estão sendo avaliados e devem ser vacinados na próxima semana. “Hoje iniciamos oficialmente o estudo no Brasil”, afirma.
Cerca de mil pessoas se voluntariaram para participar da pesquisa na capital federal e 800 foram selecionados. O estudo foi pausado antes do início da aplicação no DF.
O primeiro grupo a ser imunizado será de voluntários entre 18 e 30 anos que atuam em atividades de risco, como profissionais de saúde, trabalhadores do comércio e segurança. As outras categorias incluem pessoas entre 30 e 60 anos, maiores de 60 anos e pacientes de doenças crônicas.
A expectativa é que os primeiros resultados sejam divulgados em fevereiro ou março de 2021. Será aplicada apenas uma dose, que deve imunizar os voluntários por dois anos.