Pesquisa da USP diz que Coronavac é eficaz contra todas as variantes
Informação foi divulgada pelo governador João Doria. Butantan fez parte do estudo, mas resultados específicos não foram apresentados
atualizado
Compartilhar notícia
Em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (10/3), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou que a Coronavac é eficaz contra todas as três variantes do coronavírus que circulam no Brasil – a brasileira, a britânica e a sul-africana.
Segundo Doria, um estudo feito pela Universidade de São Paulo (USP) em parceria com o Instituto Butantan (responsável pela produção da vacina no Brasil) comprovou a eficácia da fórmula.
Foram incluídas no trabalho amostras de 35 pacientes imunizados com a Coronavac. “As amostras são colocadas em um cultivo de células e, posteriormente, infectadas com as variantes. A neutralização consiste em testar se os anticorpos gerados em decorrência da vacina vão neutralizar, ou seja, combater o vírus nesse cultivo”, explica, em comunicado, o governo paulista.
O documento afirma ainda que o estudo completo inclui uma quantidade maior de amostras, que estão sendo analisadas. O levantamento completo ainda não foi publicado.
“Uma nova pesquisa comprova que a vacina do Butantan é eficaz contra as novas cepas do coronavírus. Essa é uma excepcional notícia. Essa pesquisa do Butantan feita em parceria com a USP comprovou que essa vacina é eficaz contra as três variantes do coronavírus em circulação no Brasil”, disse o governador.