Pesquisa confirma que cranberry ajuda a prevenir infecções urinárias
Pesquisa mostra que voluntários conseguiram diminuir sintomas de infecção urinária em até 50% após incluir cranberry na alimentação
atualizado
Compartilhar notícia
Um estudo feito por médicos australianos com mais de 8,8 mil pacientes mostrou que incluir cranberry nos hábitos alimentares pode ajudar a prevenir infecções urinárias, tanto em mulheres como em crianças.
Realizada pela Universidade Flinders, da Austrália, a pesquisa mostrou que o consumo do suco de cranberry, da fruta seca ou de cápsulas diminuiu a repetição de sintomas de infecção urinária em 25% dasvoluntárias. Em crianças, o uso chegou a reduzir o problema em 50%.
“Quase um terço das mulheres enfrenta infecções urinárias e entre mulheres mais velhas o problema é ainda mais frequente, então buscar meios de aliviar esses sintomas é fundamental”, disse a líder do estudo, a médica Gabrielle Williams, em um comunicado à imprensa.
Resposta a estudo anterior
Para a pesquisa foram analisados 50 estudos que analisaram o consumo do suco da fruta ou suplemento de cranberry como coadjuvantes no tratamento de infecções urinárias. Com essa revisão, os médicos puderam refutar uma pesquisa anterior que classificava como mito o uso da fruta contra infecções urinárias.
“Com essa revisão sistemática, a gente conseguiu comprovar, com dados mais sólidos, que a verdade sempre aparece”, ressaltou Williams. A médica teve uma história pessoal com o uso do suco de cranberry, já que sua mãe, desde os anos 1970, usava a bebida com esse fim.
“Tinha falado para minha mãe que as evidencias científicas diziam que o suco não adiantava, mas ela não me escutou. Como sempre, minha mãe que estava certa. Os produtos de cranberry podem sim prevenir que mulheres tenham infecções urinárias”, completou.
Contraindicações
Nem todas as notícias, porém, são positivas. Os dados levantados pelo estudo apontam que mulheres grávidas, idosos e pessoas com retenção urinária não são beneficiadas diretamente pelo uso do cranberry.
“Também é importante esclarecer que algumas pessoas tiveram efeitos colaterais pelo excesso de cranberry, especialmente dores abdominais”, afirmou a pesquisadora.
Embora as pesquisas mostrem os benefícios do uso da fruta, não foi possível determinar a quantidade que deve ser ingerida ou a frequência necessária para obter o benefício.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.