metropoles.com

Pesquisa: aumentar pelos no ouvido de idosos pode melhorar equilíbrio

Pesquisa da Universidade de Stanford é primeiro passo para resolver problemas no sistema vestibular que são responsáveis por quedas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Image Source/GettyImages
orelha idoso
1 de 1 orelha idoso - Foto: Image Source/GettyImages

Pode não parecer, mas todo o sistema de equilíbrio do corpo humano está concentrado no ouvido. É lá que fica o sistema vestibular, uma série de canais cheios de líquido que envia impulsos para que o cérebro movimente os músculos e os olhos, mantendo o corpo estável, em equilíbrio. Dentro destes tubos existem minúsculos pelos que ajudam a detectar as mudanças do ambiente externo para que os comandos cerebrais sejam iniciados imediatamente.

Ao longo da vida, os cabelinhos do sistema vestibular vão caindo ou se dissolvendo e não são repostos. Por isso, idosos costumam ter dificuldade para se equilibrar, e as quedas são grandes responsáveis pela baixa qualidade de vida deles.

Mas cientistas da Universidade de Stanford podem estar perto da solução para o problema. O grupo estudou ratos com problemas nos pelos dentro do ouvido e descobriu que um terço das células responsáveis pelo crescimento dos cabelos consegue se regenerar espontaneamente.

Manipulando os genes dos camundongos, os pesquisadores conseguiram fazer os animais regenerarem 70% dos pelos. O sistema de equilíbrio humano é muito semelhante ao dos ratos, e a mesma proteína é responsável por fazer os cabelos crescerem. “É muito animador. É um primeiro passo importante para achar tratamentos para problemas vestibulares”, afirma Alan Cheng, um dos autores do estudo ao Daily Mail.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?