Pesquisa aponta sintomas mais comuns da Covid-19 entre brasileiros
Epicovid-19, realizada pela Universidade de Pelotas, divulgou novas informações sobre estudo que acompanha avanço do coronavírus no país
atualizado
Compartilhar notícia
Pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) divulgaram um estudo preliminar com os 11 sintomas mais comuns associados à Covid-19 relatados pelos brasileiros. Dor de cabeça, mudanças no olfato ou paladar e febre estão no topo da lista.
As informações foram publicadas no site medRxiv, na quarta-feira (12/8), e surgiram a partir da pesquisa Epicovid-19, coordenada pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da UFPel, com parte do financiamento bancado pelo Ministério da Saúde. O objetivo da Epicovid-19 é medir a prevalência do coronavírus no país e avaliar a velocidade de propagação da doença.
O estudo publicado se refere a entrevistas feitas com 33.205 pessoas em 133 cidades do país – o DF e todos os estados brasileiros foram visitados. Os participantes foram avaliados entre 21 e 24 de junho, com testes rápidos de detecção de anticorpos para constatar se já haviam tido contato com o novo coronavírus. Os resultados só foram conhecidos após as entrevistas, para que não influenciassem nas respostas dos voluntários.
Dos 849 participantes que testaram positivo, 12,1% eram assintomáticos e 87,9% relataram algum sintoma. Os mais comuns foram: dor de cabeça (58%), mudanças no olfato ou paladar (56,5%), febre (52,1%), tosse (47,7%), dor no corpo (44,1%), dor de garganta (33,8%), diarreia (25,6%), dificuldade de respirar (23,1%), tremores (20,5%), palpitação (20%) e vômitos (9,5%). As informações são importantes para ajudar na formulação de diagnósticos.