Pesquisa aponta que quase 2/3 dos brasileiros não usam protetor solar
Falta de fotoproteção tem origens em questões econômicas e na falta de incentivo de campanhas; entenda melhor
atualizado
Compartilhar notícia
Apesar de ser indispensável durante todo o ano, o protetor solar tem uma função muito importante durante o verão: proteger a pele contra os raios ultravioleta. Mas, de acordo com um levantamento realizado pelo Instituto de Cosmetologia, 71% da população não usa filtro solar diariamente e 55% não sabe a quantidade ideal a ser aplicada sobre a pele contra os nocivos raios UVA e UVB.
Os dados fazem parte da maior pesquisa sobre utilização de fotoproteção no Brasil, com respondentes nas 27 unidades federativas do país. Segundo o médico Lucas Portilho, que lidera este estudo nacional, “desde 2014, os números já eram altos, mas hoje estamos falando em quase dois terços da população brasileira exposta sem qualquer filtro à radiação ultravioleta”, observa.
Em 2021, a mesma pequisa indicou que 62% da população não utilizava fotoprotetores em qualquer período do dia. Ou seja, houve um aumento neste hábito. “A redução no uso do filtro solar mostra que campanhas de conscientização precisam ser mais eficientes para que o brasileiro assimile uma rotina de aplicar fotoprotetores”, diz Portilho.
Leia a reportagem completa no Alto Astral, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.