metropoles.com

Pela quinta semana seguida, casos de Covid-19 caem no mundo, diz OMS

Apesar da boa notícia, diretores da entidade pedem que população não use a informação como sinal de vitória e abandone medidas de proteção

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
OMS/Reprodução
Mike Ryan na OMS
1 de 1 Mike Ryan na OMS - Foto: OMS/Reprodução

Em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (15/2), a Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou que, pela quinta semana seguida, os casos novos de Covid-19 caíram no mundo. No momento, o número de ocorrências é semelhante ao registrado durante o mês de novembro.

Apesar da boa notícia, Michael Ryan, diretor de emergências da OMS, pediu que a população não entenda a informação como uma vitória e abandone as medidas de segurança para evitar a transmissão do vírus. “Se usarmos como um sinal de alívio e pararmos de nos cuidar, vamos repetir o que aconteceu e ficaremos surpresos quando uma nova onda surgir. Não podemos fazer como da última vez, quando permitimos que a transmissão se acelerasse”, explica.

Ryan disse ainda que é preciso parar de viver a pandemia de Covid-19 de pico em pico, e sim almejar uma relação mais estável, com níveis baixos de transmissão e poucas mortes. O diretor lembra que há ainda muitos indivíduos suscetíveis à infecção, e que o vírus tem se tornado cada vez mais eficiente em se transmitir.

Maria Van Kerkhove, imunologista responsável pela resposta da entidade à pandemia, afirma que há razões para ter esperança que o coronavírus será controlado. “Estamos todos cansados, querendo que acabe, mas não podemos ser complacentes. Precisamos manter o curso e continuar com as medidas que sabemos ser efetivas”, explica.

7 imagens
1 de 7

Arte/Metrópoles
2 de 7

Arte/Metrópoles
3 de 7

Arte/Metrópoles
4 de 7

Arte/Metrópoles
5 de 7

Arte/Metrópoles
6 de 7

Arte/Metrópoles
7 de 7

Arte/Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?