Pela 1ª vez em 6 meses, Londres não registra mortes por Covid-19
Confinamento e vacinação em massa fizeram com que o país não registrasse nenhum óbito pela infecção nas últimas 24h
atualizado
Compartilhar notícia
Pela primeira vez em seis meses, a cidade de Londres não teve nenhum registro de morte por coronavírus em um período de 24 horas. De acordo com informações do jornal britânico The Independent, o dado é referente ao último domingo (28/3).
Em janeiro de 2021, o Reino Unido registrou ser recorde de mortes diárias causadas pela doença: foram 1.325. Na época, o país tinha o 5º maior número de óbitos por Covid-19 do mundo.
Por conta do sucesso no controle do avanço do coronavírus e suas variantes, a Inglaterra começa a flexibilizar o confinamento no país. Atualmente, os ingleses já podem se reunir em pequenos grupos ou praticar exercícios físicos desde que ao ar livre.
O lockdown na Inglaterra começou em 20 de dezembro, quando autoridades de saúde detectaram uma nova variante do Sars-CoV-2, mais contagiosa que a cepa original. Todos os estabelecimentos comerciais não essenciais, como pubs, restaurantes e cinemas, foram fechados. As escolas também não reabriram após o recesso de Natal.
O fechamento total foi sendo flexibilizado gradualmente no início deste mês, quando as escolas voltaram a receber alunos e a população foi autorizada a encontrar uma única pessoa em ambientes abertos.
Além do fechamento do comércio e das instituições de ensino, a queda no número de casos de Covid-19 no país — e, consequentemente, a diminuição de óbitos registrados — deve-se à intensa campanha de vacinação. Até agora, estima-se que mais de 30 milhões de pessoas já tenham recebido a primeira dose da vacina contra o coronavírus, o que representa 60% dos adultos do país.
Apesar do sucesso na condução da pandemia, o ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, pediu prudência à população, para “proteger os progressos alcançados com a vacina”.
Veja algumas variantes do Sars-CoV-2: