Pediatra ensina 4 dicas para evitar engasgos em crianças
Além de colocarem coisas indevidas na boca como objetos, o tamanho das vias aéreas de crianças pequenas aumenta as chances de acidente
atualizado
Compartilhar notícia
Crianças de até os cinco anos de idade são as que correm mais risco de se engasgarem. Além de colocarem coisas indevidas na boca, o tamanho das vias aéreas nessa faixa etária faz com que as chances de engasgo sejam maiores. Por isso, é fundamental evitar esse tipo de situação e saber como agir caso ocorra.
A pediatra Nathália Sarkis, da Clínica Nathália Sarkis, do Distrito Federal, alerta que é bastante comum que a situação ocorra durante a introdução alimentar. Ela explica que os pais devem estar atentos ao tipo de corte dos alimentos oferecidos às crianças. “Às vezes, em vez de oferecer o tomate cereja cortado de forma longitudinal, os pais oferecem ele inteiro e a criança acaba engasgando”, afirma.
Outra situação comum acontece quando a criança, sem ter noção sobre o perigo, coloca objetos na boca. A médica recomenda que os adultos permaneçam atentos para evitar deixar objetos pequenos espalhados pela casa.
Veja cinco dicas para evitar engasgos em crianças:
1 – Não deixar a criança comer enquanto estiver no carro
Essa orientação é justamente para que, caso ocorra o engasgo, os pais estejam aptos para socorrer a criança em tempo hábil. Caso estejam em uma via de muito movimento ou estejam concentrados no trajeto, isso pode dificultar o socorro.
2 – Fazer as refeições à mesa
Ficar na mesa durante a alimentação pode ajudar a evitar essa situação. Oferecer comida para a criança enquanto ela está em movimento ou está deitada aumentam as chances do problema ocorrer.
3 – Concentrar-se na criança durante a refeição
É importante que os responsáveis estejam atentos aos filhos durante as refeições. Não é indicado ficar mexendo no celular ou vendo televisão, para que, caso ocorra um problema, a reação seja rápida.
4 – Dar alimentos adequados para a idade da criança
Antes dos cinco anos, as crianças não devem comer alimentos como nozes, amendoins e frutas inteiras. Alimentos circulares também não são recomendados para esta faixa etária. É importante que os pais façam o corte adequado para que a criança consiga comer sem dificuldades.
Como fazer a manobra do desengasgo em crianças pequenas
1. Apoie a criança de bruços no seu antebraço, com a cabeça para baixo;
2. Dê cinco tapas nas costas, sem muita força;
3. Se a criança não desengasgar, coloque-a de barriga para cima ao longo da sua coxa;
4. Coloque dois dedos no centro do peito, logo abaixo da linha do mamilo;
5. Empurre para desengasgar.