Apresentadora da Globo trata endometriose com exercícios. Funciona?
Apresentadora Patrícia Ramos recebeu diagnóstico para endometriose em 2020 e, desde então, pratica exercícios físicos para lidar com doença
atualizado
Compartilhar notícia
A apresentadora da TV Globo Patrícia Ramos compartilhou em seu perfil no Instagram que o diagnóstico de endometriose, em 2020, contribuiu para uma grande mudança em seu estilo de vida.
A doença crônica leva ao crescimento do revestimento do útero (endométrio) para fora do órgão. A condição causa sintomas como dor intensa, sangramento irregular e infertilidade. Após descobrir que tem a condição, ela passou a treinar diariamente e ganhou 25 quilos de massa magra.
“Minha médica foi bem realista e falou: ‘Pat, agora a sua vida mudou. A doença vai te fazer entender que a prática de exercícios físicos vai te ajudar a tratá-la, vai ser bom para a sua saúde em vários aspectos e também para a sua autoestima. Você só precisa conciliar a prática de exercícios físicos e uma boa alimentação para a gente ter sucesso no tratamento da doença’”, contou.
Exercício ajuda a endometriose?
De acordo com o médico especialista em ginecologia e obstetrícia, Alexandre Silva e Silva, os exercícios físicos podem contribuir para melhorar a percepção da dor. Contudo, é importante não encará-los como um substituto para os tratamentos tradicionais.
“Os exercícios físicos podem ajudar a reduzir as dores da endometriose ao contribuírem para a liberação de neurotransmissores do bem-estar, que diminuem a percepção da dor e melhoram a qualidade de vida da paciente. Mas eles sempre devem ser considerados como uma abordagem complementar aos tratamentos tradicionais, não como uma substituição”, explica o médico.
Leia a notícia completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!