“Passe longe do Natal, se estiver gripado”, alerta cientista inglês
O professor Tim Spector, do King’s College London, alerta que uma em cada três pessoas com sintomas gripais tem, na verdade, Covid-19
atualizado
Compartilhar notícia
O professor de epidemiologia genética da universidade King’s College London, Tim Spector, fez um alerta, nesta terça-feira (7/12), para as pessoas que planejam ir às confraternizações deste fim de ano: “Não vá às festas de Natal, se não estiver se sentindo bem”.
Segundo Spector, que lidera o estudo Zoe Covid, um dos maiores monitoramentos da doença no Reino Unido, uma em cada três pessoas com sintomas gripais tem, na verdade, Covid-19. Em muitos casos, os pacientes não desenvolvem febre, tosse persistente ou perda do olfato e paladar, o que pode confundir a própria percepção sobre a saúde, aumentando o risco de transmissão do coronavírus.
“Muitas pessoas atualmente nem se preocupam em fazer exames de antígeno, ou um teste de PCR, indo a festas e espalhando esse vírus por aí”, afirmou Spector em entrevista a uma rádio inglesa.
Saiba mais sobre a variante Ômicron do coronavírus:
Spector aconselha que pessoas com sintomas como coriza ou dor de garganta se isolem por alguns dias para não correrem o risco de espalhar a infecção. “Deveríamos realmente encorajar as pessoas a não entrarem no escritório, não irem à festa de Natal se não estiverem se sentindo bem. Faça um teste e, então, quando os sintomas diminuírem, volte”, sugere o especialista.