metropoles.com

Parto na água traz mais benefícios para mãe e bebê, aponta estudo

Pesquisas mostraram que mulheres que tiveram filhos dentro da água apresentaram menos dores e precisaram de menos intervenções médicas

atualizado

Compartilhar notícia

Instagram @contodeparto / Conto de Parto | Sol Said
fotografia de recém nascido na água
1 de 1 fotografia de recém nascido na água - Foto: Instagram @contodeparto / Conto de Parto | Sol Said

Um estudo publicado na revista BMJ, na última quarta-feira (6/7), demonstrou que os partos dentro da água geram mais benefícios para mães e bebês, além de resultarem em menos intervenções médicas e complicações.

O estudo partiu de uma revisão de 36 outros trabalhos que, juntos, continham dados sobre 157.546 nascimentos realizados em unidades obstétricas, casas de parto ou ambientes domiciliares.

De acordo com a investigação, a imersão em água antes e durante o nascimento reduziu o número de aplicação de anestesias epidurais, injeções de opióides e hemorragias pós-parto.

Além disso, mulheres que deram à luz na água foram menos submetidas à episiotomia, incisão feita na região do períneo para ampliar o canal de parto. E também relataram maiores níveis de satisfação e menos dor com a experiência.

“Essa pesquisa revela que o parto na água é tão seguro quanto o parto na terra para as mães saudáveis, e mostra que existem benefícios consideráveis para quem escolhe dar à luz em uma piscina. A imersão na água é um método efetivo para reduzir a dor e necessita de poucos recursos tecnológicos. Isso melhora a qualidade no cuidado e a satisfação das mães”, afirmou Ethel Burns, a médica obstetra da Oxford Brookes University e principal autora do estudo, na divulgação da publicação.

Parto aquático

A enfermeira obstetra Suzana Feitosa acrescenta que o parto na água proporciona maior humanização de um momento que costuma representar sofrimento para as mães. “Quando as gestantes vão para o banho de imersão, muitas delas conseguem um alívio significante, postergando intervenções como analgesia farmacológica e atravessando bem as contrações dolorosas”, afirma

O parto na água consiste na imersão da mulher em uma banheira ou piscina com água morna para dar à luz ou para aliviar as contrações. A prática, embora adotada há milênios, vem ganhando popularidade com a tendência de partos que buscam opções menos invasivas.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?