Caso Park Min-jae: saiba o que causa parada cardíaca em jovens
Estrela de doramas morreu aos 32 anos de uma parada cardíaca súbita. Entenda como esses casos ocorrem em jovens
atualizado
Compartilhar notícia
Foi anunciada nesta segunda-feira (2/12) a morte do ator de sul-coreano Park Min-jae, conhecido por sua participação em doramas de sucesso como Isso Se Chama Amor. O astro de 32 anos foi vítima de uma parada cardíaca fulminante em 29/11, quando estava visitando a China.
Não foram revelados detalhes da morte de Min-jae ou se ele tinha doenças ou malformações no coração. Segundo cardiologistas, esse é o motivo mais comum de mortes súbitas de jovens por parada cardíaca.
A parada cardíaca fulminante é a principal causa de morte súbita no mundo e ocorre poucos minutos após o início dos sintomas tradicionais de infarto, como dores no peito que irradiam para o braço ou falta de ar. Em alguns casos, mais raros, a morte ocorre sem sintomas prévios.
“A maioria dos casos de jovens que têm paradas cardíacas está associada ao sedentarismo, alimentação pouco balanceada e estilo de vida nada saudável, mas este nem sempre é o caso. Quando a pessoa aparentemente é saudável, pode ser resultado de comorbidades que permaneciam não diagnosticadas”, explica a cardiologista Fernanda Weiler, de Brasília.
Doenças desconhecidas e parada cardíaca
Os cardiologistas recomendam que as pessoas façam check-ups regulares de saúde a partir dos 30 anos, especialmente se houver histórico familiar de doenças coronárias.
“A incidência do infarto no público mais jovem vem aumentando consideravelmente por um desenvolvimento precoce de doenças como hipertensão arterial, diabetes e colesterol elevado, que contribuem para o infarto se não forem bem controladas. Por isso, é preciso fazer exames regulares para avaliar a saúde do coração, especialmente em famílias com cardiopatias frequentes”, conclui o cardiologista Jasvan Leite, do Hospital do Coração (Hcor), em São Paulo.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!