Papa Francisco terá alta após retirar hérnia. Entenda a cirurgia
O pontífice passou por laparotomia para correção de uma laparocele, espécie de hérnia que se formou na cicatriz de uma cirurgia anterior
atualizado
Compartilhar notícia
O papa Francisco deve receber alta do Hospital Gemelli, em Roma, nesta sexta-feira (16/06). Ele está internado desde 7 de junho, quando passou por uma laparotomia, uma cirurgia para correção da laparocele, espécie de hérnia que se formou na cicatriz de uma operação no cólon do líder da Igreja Católica feita em 2021.
“A equipe sanitária que acompanha o papa Francisco confirmou a alta do Santo Padre do Policlínico Agostino Gemelli na manhã de amanhã, 16 de junho”, disse o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni.
Como surge a laparocele?
De acordo com a nutróloga e endocrinologista Lorena Balestra, a laparocele é uma condição em que uma hérnia se forma sobre uma cicatriz anterior, causada por uma cirurgia prévia ou fatores como obesidade, idade avançada ou enfraquecimento dos músculos da parede abdominal. Essa condição pode levar a oclusões intestinais dolorosas, exigindo intervenção cirúrgica para correção.
“A hérnia laparocele é uma complicação que pode ocorrer após procedimentos cirúrgicos abdominais. É essencial que pacientes submetidos a cirurgias anteriores estejam atentos a sintomas como dor abdominal, inchaço e alterações no funcionamento intestinal, e procurem atendimento médico imediato se necessário”, alerta médica.
Leia a matéria completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.