Pão de forma x pão francês: qual é melhor para a sua saúde?
Nutricionistas ouvidas pelo Metrópoles esclarecem como manter o pão na alimentação sem prejudicar o controle de peso
atualizado
Compartilhar notícia
O pão é parte importante da dieta do brasileiro. As opções mais populares por aqui são o pão francês, vendido em padarias, e o pão de forma, disponível em supermercados.
Em regra, o pão francês geralmente é feito com farinha de trigo, água, sal e fermento, sem adição de conservantes ou açúcares, o que o torna menos processado. Já o pão de forma embalado contém outros ingredientes, como açúcar, conservantes e aditivos, destinados a aumentar a durabilidade e maciez.
“Os aditivos prolongam a vida do alimento na prateleira do supermercado. Porém, o hábito de comer alimentos com conservantes acaba prejudicando a saúde intestinal a longo prazo”, explica a nutricionista Catharina Gomes, que atende na clínica Nutravita, em Brasília.
Pão francês é mais saudável?
Nem sempre o pão francês é o mais saudável. A nutricionista Tatiane Schallitz, do Instituto Nutrindo Ideais, lembra que alguns estabelecimentos utilizam misturas industrializadas cheias de aditivos e conservantes para fazer o pão francês, o que pode reduzir a qualidade nutricional.
“A percepção de que o pão francês, por ser feito no dia, é sempre melhor não é necessariamente verdadeira”, pondera Schallitz. A dica dela é questionar o gerente da padaria mais conveniente para você sobre o método de fabricação do pão.
Outro ponto importante a ser considerado na hora de fazer uma refeição com pão é pensar nos acompanhamentos. Um pão acompanhado de proteínas magras, gorduras saudáveis e vegetais pode ser uma escolha saudável, independentemente de ser pão francês ou de forma.
Como escolher pão de forma?
A praticidade de levar um pacote de pão de forma para casa, sabendo que ele permanecerá macio por dias, pode ser muito tentadora para quem luta contra a falta de tempo.
As nutricionistas afirmam que há opções de pães de forma integral que são enriquecidas com grãos, vitaminas e minerais. Existem também opções que são menos processadas, como os pães de fermentação natural.
“Ao escolher, é importante verificar a lista de ingredientes, preferindo pães que tenham farinha integral como primeiro ingrediente e evitando aqueles com adição de açúcares e muitos conservantes ou escolhendo pães que contenham menos ingredientes na composição”, aconselha a nutricionista Karoline Schast, do Instituto Gourmet.
Como conservar o pão francês por mais tempo?
O pão de padaria é mais gostoso assim que sai do forno porque o amido incha quando é aquecido, formando uma rede que o deixa mais macio. Mas quando esfria, ele perde água e as moléculas de amido voltam a se juntar, deixando o pão duro.
Uma estratégia para conservar o pão francês por mais tempo é trocar a sacola de papel pela de plástico e fechar bem para evitar o contato com o ar.
Outra dica é congelar os que não serão consumidos no mesmo dia. “Quando quiser comer, é só descongelar por dois minutos no micro-ondas e depois colocar na air fryer por mais dois minutos. Ele fica como novo, quentinho e crocante”, sugere a nutricionista Catharina Gomes.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!