Pandemia em baixa: veja quais são os sintomas de quem pega Covid agora
Aplicativo de pesquisa epidemiológica descreveu os principais sinais que os pacientes demonstram nesse momento da pandemia
atualizado
Compartilhar notícia
Apesar de o Brasil estar em um ótimo momento da pandemia de Covid-19 — segundo a Fiocruz, o país tem o menor índice de síndrome respiratória aguda grave registrado desde março de 2020 –, o coronavírus ainda não desapareceu e ainda infecta cerca de 18 mil pessoas por dia, de acordo com o Conass.
Com o surgimento de novas variantes, o vírus foi mudando e, hoje, as cepas predominantes têm sintomas levemente diferentes dos iniciais. No Reino Unido, o projeto Zoe Covid criou um aplicativo onde a população pode inserir o que está sentindo ao ser diagnosticada com a doença para monitorar a evolução da Covid-19 ao longo dos meses.
O levantamento mostra que 58% dos pacientes apresenta dor de garganta; 47%, dor de cabeça; e 43%, tosse seca. Os sintomas em pessoas vacinadas são leves, e podem ser confundidos com uma gripe. Indivíduos infectados com a subvariante BA.5 podem sofrer ainda com suores noturnos e ondas de calor (11%).
Os pesquisadores britânicos alertam que, mesmo com a queda de casos, é importante manter os cuidados para evitar a infecção — apesar do risco de desenvolver quadros graves ser cada vez mais raro por conta da vacina, os pacientes ainda podem ter Covid longa.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.