metropoles.com

Pandemia de Covid dificultou combate à Aids e tuberculose, diz estudo

Segundo Fundo Global de Combate à Aids, Tuberculose e Malária, o número de pessoas atendidas para a prevenção e o tratamento do HIV caiu 11%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
Fotografia colorida de tubos de coleta de sangue
1 de 1 Fotografia colorida de tubos de coleta de sangue - Foto: iStock

Um levantamento divulgado nesta quarta-feira (8/9) pelo Fundo Global de Combate à Aids, Tuberculose e Malária mostra que a pandemia de Covid-19 deixou a luta contra essas doenças mais difícil. Segundo o relatório, houve uma diminuição na prevenção e no tratamento das enfermidades. O órgão está temeroso com a redução dos testes de HIV e dos tratamentos da tuberculose. 

O documento faz uma comparação com 2019 e, de lá para cá, o número de atendimentos para a prevenção e tratamento do HIV caiu 11%. Os testes recuaram 22% no mesmo período, dificultando o acesso ao atendimento. Apesar da queda, o número de pessoas que recebem terapia antirretroviral para HIV aumentou 8,8% em 2020, chegando a 21,9 milhões de pacientes atendidos.

A quantidade de pessoas tratadas contra a tuberculose resistente a medicamentos caiu 19%. Nos países onde o Fundo Global investe, quando comparado a 2019, um milhão a menos de pessoas receberam assistência para a doença, chegando a cerca de 4,7 milhões de indivíduos. 

As ações de combate à malária parecem ter sido “menos afetadas pela Covid-19 do que as outras duas doenças”, segundo o relatório. O estudo mostrou aumento de 17% no número de redes distribuídas contra os mosquitos transmissores da doença, alcançando 188 milhões.

Em 2020, o fundo investiu 4,2 bilhões de dólares na luta contra o HIV, tuberculose e malária e aprovou o investimento de 980 milhões de dólares adicionais para responder à pandemia de coronavírus. Desde sua criação, em 2002, o Fundo Global calcula ter salvado 44 milhões de vidas e o número de mortes pelas três doenças diminuiu 46% nos países onde atua.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?