metropoles.com

Pandemia da Covid-19 impacta distribuição de remédios contra Aids, diz OMS

Estoques “criticamente baixos” e interrupções no fornecimento de antirretrovirais são relatados por 24 países com 8,3 milhões de pacientes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
Fotografia colorida de casal
1 de 1 Fotografia colorida de casal - Foto: iStock

Ao menos 73 países alertaram a Organização Mundial da Saúde (OMS) que correm o risco de ficar sem os medicamentos usados no controle da Aids em pacientes soropositivos devido à pandemia do novo coronavírus. O anúncio foi feito nessa segunda-feira (6/7), na Conferência Internacional sobre Aids.

Entre as causas da interrupção do abastecimento dos antirretrovirais estão: a dificuldade de entrega dentro do prazo por parte dos fornecedores, a paralisação dos serviços de transporte terrestre e aéreo e o acesso limitado aos serviços de saúde durante os meses da pandemia.

A situação é preocupante em 24 países onde já há relatos de estoques “criticamente baixos” de antirretrovirais ou interrupções no fornecimento deles.

A OMS estima que um terço de todas as pessoas que fazem tratamento contra o HIV no mundo estejam nesses 24 países. Aproximadamente 8,3 milhões de pacientes foram beneficiadas com a medicação que combate o HIV em 2019, nessas localidades.

“Os países e seus parceiros de desenvolvimento devem fazer todo o possível para garantir que as pessoas que precisam de tratamento contra o HIV continuem acessando-o. Não podemos permitir que a pandemia de Covid-19 desfaça os ganhos duramente conquistados na resposta global a esta doença”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, na conferência.

Para evitar o agravamento da situação, a entidade recomendou recentemente os países a distribuírem os medicamentos com prescrição médica por períodos mais longos, de até seis meses. O objetivo é evitar as interrupções no acesso ao tratamento do HIV. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), órgão da OMS, 129 países adotaram essa política.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?