Palatinose: conheça suplemento que substitui carboidratos
Suplemento derivado da beterraba, a palatinose é fonte de carboidratos e serve para aumentar a energia em treinos longos e provas
atualizado
Compartilhar notícia
Você já ouviu falar em um suplemento chamado palatinose? Extraído da beterraba, ele tem conquistado frequentadores de academias por aumentar a energia para os treinos.
Também conhecida como isomaltulose, a palatinose é absorvida pelo organismo de maneira lenta, o que resulta em um fornecimento de energia constante. O suplemento fornece carboidratos sem provocar os picos de glicose que costumam ocorrer após a ingestão da maioria dos alimentos.
Segundo o nutricionista Diogo Cirico, consultor da empresa Growth, a isomaltulose é a uma ligação pouco encontrada na natureza entre a frutose e a glicose. “Ao ser ingerida, o trato gastrointestinal tenta quebrar essa molécula, mas tem dificuldades. Assim, em vez do impacto de um açúcar rapidamente absorvido pelo organismo, o carboidrato vai liberando sua energia pouco a pouco”, explica.
Palatinose emagrece?
A palatinose pode ser usada por pessoas estão em dietas de emagrecimento, mas o planejamento deve ser muito bem feito. “A digestão lenta da palatinose acarreta em efeitos importantes, como a manutenção dos níveis de glicose, o que pode garantir a sensação de saciedade do indivíduo por mais tempo”, completa Cirico.
Caso a alimentação não esteja equilibrada, o consumo pode levar ao excesso de açúcar no organismo, que resulta em ganho de peso. “A palatinose é carboidrato puro, o que pode atrapalhar a glicose de quem não estiver em um bom plano de dieta e de treinos”, afirma.
Veja dicas para ganhar massa muscular mais rápido:
Melhor pré ou pós-treino?
Se o objetivo é melhorar o desempenho esportivo, o nutricionista recomenda que a palatinose seja usada no pré-treino para fornecer energia ao atleta. O uso mais recomendado é em eventos de longa duração, como maratonas.
A dose recomendada em eventos que exigem resistência é de cerca de 15g de palatinose diluída em água ou em bebidas e isotônicos. Com elas, o atleta evita a fadiga e consegue manter um desempenho estável.
“A palatinose não é um produto para ser consumido aleatoriamente por qualquer pessoa. Em eventos esportivos exigentes, ela pode manter níveis de energia durante toda a prova, mas não é tão indicada para os treinos de musculação diários”, sugere Cirico.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!