Pais que abusam de bebida podem provocar problemas cardíacos em bebês
Homens que tomam 5 doses de álcool ou mais por vez nos meses anteriores à concepção aumentam chances de terem filhos com defeitos no coração
atualizado
Compartilhar notícia
A maioria dos estudos que relacionam os hábitos dos progenitores à saúde do bebê fala sobre a mãe. Mas, principalmente antes da fecundação, os pais precisam cuidar do próprio corpo para evitar problemas na prole.
Segundo pesquisa liderada por Jiabi Qin, professor da Escola de Saúde Pública de Xiangya e da Universidade do Centro-Sul, ambas na China, publicada no European Journal of Preventive Cardiology, o consumo de álcool pelo pai pode influenciar a probabilidade de o bebê nascer com problemas congênitos no coração. Pais que beberam mais de cinco doses a cada vez que consumiram álcool nos três meses anteriores à concepção têm 52% a mais de chances de que o filho apresente algum defeito cardíaco. Em mulheres que bebem, essa porcentagem é de 16%.
“Casais que querem ter filhos e bebem muito correm um alto risco. É um comportamento perigoso que não só pode aumentar a chance do bebê nascer com um problema no coração mas também pode trazer danos à própria saúde“, afirmou o pesquisador à CNN.