Painel da OMS se reúne para avaliar fim da pandemia de Covid
Especialistas da OMS discutem se a Covid-19 ainda constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII)
atualizado
Compartilhar notícia
Um painel de especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) se reúne nesta quinta-feira (4/5) para avaliar se a pandemia da Covid-19 ainda constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), o nível mais alto de alerta concedido a uma doença.
O painel de especialistas vem se encontrando periodicamente desde janeiro de 2020 e esta é a 15º reunião. Ainda não há consenso entre os especialistas sobre a revogação do estado de pandemia, mas se espera que o declínio consistente dos números de novos casos e de mortes por Covid-19 contribua para um parecer favorável ao fim da pandemia. A decisão final é uma prerrogativa do diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
Em 30 de janeiro de 2020, após o segundo encontro do comitê, Ghebreyesus aceitou o conselho dos especialistas de que o surto de Covid-19 constituía uma emergência de saúde pública de interesse internacional (PHEIC). Desde então, novas reuniões são feitas a cada três meses para revisar as características da pandemia.
Expectativa é grande
O líder da OMS tem afirmado com frequência ter esperanças de anunciar o fim da situação de emergência sobre o coronavírus em 2023. Na última coletiva de imprensa, realizada em 26 de abril, Ghebreyesus chamou atenção para o declínio dos números de novos casos e mortes provocados pela doença.
“Continuamos esperançosos de que, em algum momento deste ano, poderemos declarar o fim da Covid-19 como uma emergência de saúde pública de interesse internacional”, afirmou.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.