metropoles.com

Pacientes com câncer precisam de cuidados multidisciplinares

A Organização Mundial de Saúde recomenda que, além do tratamento tradicional, os pacientes sejam assistidos por psicólogos e nutricionistas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
LPETTET, Getty Images
cuidados continuados
1 de 1 cuidados continuados - Foto: LPETTET, Getty Images

Receber o diagnóstico de um câncer não é nada fácil. Além do tratamento curativo que inclui radioterapia, quimioterapia e possíveis cirurgias para retirada do tumor, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o tratamento complementar com uma equipe multidisciplinar composta por médico paliativista, enfermeiro, psicólogo, nutricionista. O objetivo é atender o paciente, bem como sua família.

Segundo Alexandra Barreto, médica geriatra e paliativista do  Instituto Onco-Vida/Oncoclínicas, em Brasília, antigamente o entendimento na medicina era o de que esse tipo de tratamento só deveria ser oferecido a pessoas em estado terminal. Contudo, o objetivo hoje é começar precocemente, porque isso gera melhorias na qualidade de vida do paciente, bem como aumenta a sobrevida.

“O ser humano é multidimensional. Ele tem uma história além da doença. Ele não é o tumor de pâncreas. Quando olhamos o paciente com diferentes olhares, conseguimos enxergar ele como um todo”, pondera a médica. Alexandra admite que, nos últimos anos, a medicina estava muito mais voltada para soluções tecnológicas e pouco humanizadas. “Considero que estamos vivendo uma mudança de paradigma”, comemora.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?