Mãe do 1º paciente com implante coclear no AM celebra nova rotina
“Ansiosa pelo momento em que ele vai me chamar de mãe”, diz mãe de paciente de 4 anos que foi beneficiado com o implante coclear
atualizado
Compartilhar notícia
Cinco meses após o primeiro implante coclear ser realizado na rede pública de Saúde do Amazonas, os primeiros pacientes que passaram pela cirurgia apresentam avanços na recuperação. Até o momento, 17 procedimentos já foram realizados no estado.
A cirurgia consiste em uma incisão atrás da orelha para acessar a cóclea, porção da orelha interna responsável pela audição. Por uma pequena abertura, é implantado um feixe de eletrodos junto ao nervo auditivo e fixado um receptor (antena) no crânio do paciente. Como a cóclea não varia de tamanho ao longo da vida, não será preciso trocar a unidade interna. Com isso, o procedimento é realizado uma única vez, sem a necessidade de ser refeito ao longo da vida.
Implante coclear: mães de pacientes agradecem
Silas de Oliveira, de 4 anos, foi o primeiro paciente a passar pela cirurgia na rede pública de Saúde do Amazonas. Desde a ativação do implante coclear, em abril deste ano, ele comparece duas vezes na semana às sessões com a fonoaudióloga para dar continuidade ao tratamento. Mesmo sem ainda ter falado a primeira palavra, Silas já é capaz de reconhecer os sons ao redor. Para a mãe, Roberta de Oliveira, a perspectiva para o futuro do filho agora é outra.
Leia a reportagem completa no Portal Manaus Alerta, parceiro do Metrópoles.