Ozempic: trend de emagrecimento no TikTok faz remédio esgotar nos EUA
Falta do Ozempic nas farmácias tem causado transtornos na vida dos diabéticos que precisam do medicamento
atualizado
Compartilhar notícia
Uma nova trend na rede social TikTok tem causado prejuízos para os diabéticos que dependem do remédio Ozempic nos Estados Unidos. Os norte-americanos têm compartilhado vídeos com uma espécie de “diário de emagrecimento” utilizando o medicamento, o que tem levado à procura da substância para perder peso.
O Ozempic faz parte de um grupo de medicamentos para diabetes. Ele age no corpo estimulando a produção de insulina, diminuindo os níveis de glicose no sangue do indivíduo. O remédio também faz o papel de um hormônio ligado ao apetite, diminuindo a vontade de comer e facilitando a dieta de emagrecimento.
De acordo com a agência de notícias Bloomberg, o uso do remédio para perder peso viralizou tanto que o Ozempic está em falta nos estoques das farmácias nos Estados Unidos. Pacientes com diabetes relataram estar esperando novas levas da medicação chegarem às farmácias locais.
Em um dos vídeos compartilhados por uma usuária no TikTok, ela se mostra fazendo a auto-aplicação do Ozempic. Na legenda, diz: “Não acredito quão rápido tem funcionado… 20 kgs em 8 semanas”.
@ghleanna y’all I can’t believe how quickly this has worked … 20kgs in 8 weeks 😮💨 #fyp #ozempic #weightlosscheck ♬ Time Goes “Bye” – Jex Nwalor
Esclarecimento
Apesar de o medicamento estar cada vez mais popular no Brasil para a perda de peso, o remédio não está em falta nas farmácias. Em nota, a empresa responsável pela comercialização do Ozempic no país, a Novo Nordisk, explica que atualmente “não há qualquer questão de desabastecimento” em território nacional.
A empresa afirmou ainda que a companhia não “apoia a promoção de informações de caráter off label, ou seja, em desacordo com a bula de seus produtos” e que “todos os medicamentos da Novo Nordisk são vendidos no Brasil sob prescrição médica e o tratamento deve sempre ser indicado e acompanhado por um profissional de saúde habilitado”.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.