metropoles.com

Ozempic reduz risco de overdose por opioides e álcool, aponta estudo

Pesquisadores acreditam que o Ozempic e medicamentos semelhantes podem servir como tratamento para o abuso de opioides e álcool

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Canetas de Ozempic - Metrópoles
1 de 1 Canetas de Ozempic - Metrópoles - Foto: Getty Images

Pesquisadores da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, descobriram que o uso do Ozempic e medicamentos semelhantes pode reduzir o risco de overdose por opioides e álcool.

Em estudo publicado nesta quinta-feira (17/10), na revista científica Addiction, os cientistas apontam uma redução de 40% na taxa de overdose entre as pessoas com dependência em opioides e de 50% entre os com vício em álcool após o uso de medicamentos de GLP-1.

O estudo incluiu 503.747 pacientes adultos com histórico de transtorno de uso de opioides e 817.309 pacientes com histórico de transtorno de uso de álcool. Pouco mais de 8 mil pessoas do primeiro grupo e de 5 mil do segundo grupo fizeram tratamento com as injeções do medicamento destinado ao tratamento da diabetes tipo 2 e perda de peso.

Ozempic e o cérebro

Um estudo anterior, feito na Universidade de Oxford, no Reino Unido, já havia mostrado que o uso de medicamentos para diabetes tipo 2 à base de semaglutida, como o Ozempic, pode ajudar no tratamento da dependência por nicotina. Há também relatos de usuários que deixaram de beber ou fumar após o uso da medicação.

O Ozempic é um medicamento que tem como princípio ativo a semaglutida, um análogo ao hormônio GLP-1 produzido naturalmente no intestino. A substância atua no hipotálamo, região do cérebro que controla a fome e a saciedade.

O hipotálamo também está relacionado com o sistema de recompensa e com a produção dos hormônios da excitação e prazer. Os pesquisadores acreditam que as medicações dessa classe são capazes de alterar as vias de recompensa-resposta associadas ao uso de substâncias.

3 imagens
A perda de peso é um efeito colateral das medicações
Os remédios são usados "off label" para perda de peso
1 de 3

Tanto o Ozempic quanto o Mounjaro são medicamentos para controlar a diabetes

Shutterstock
2 de 3

A perda de peso é um efeito colateral das medicações

Reprodução
3 de 3

Os remédios são usados "off label" para perda de peso

Getty Images

 

Os pesquisadores sugerem que as medicações dessa classe são capazes de alteras as vias de recompensa-resposta associadas ao uso de substâncias.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?