metropoles.com

Cópias de Ozempic já provocaram ao menos 10 mortes, diz fabricante

Casos aconteceram nos Estados Unidos. Farmacêutica pede que o país proíba versões manipuladas feitas em farmácias de manipulação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Três caixas de remédios para emagrecimento - Metrópoles
1 de 1 Três caixas de remédios para emagrecimento - Metrópoles - Foto: Getty Images

A Novo Nordisk informou, nesta quarta-feira (06/11), que ao menos 10 mortes e 100 hospitalizações já foram registradas nos Estados Unidos devido ao uso de cópias dos medicamentos Wegovy e Ozempic.

Durante uma coletiva de imprensa, o diretor financeiro da empresa, Karsten Munk Knudsen, destacou preocupações relacionadas à segurança de versões feitas em farmácias de manipulação.

A regulamentação nos Nos Estados Unidos permite que farmácias de manipulação produzam cópias de medicamentos que estejam em falta, alterando, combinando ou misturando ingredientes para atender à demanda.

Tanto o Wegovy e o Ozempic, ambos da Novo Nordisk, estavam em situação de escassez no país até pouco tempo atrás. O uso off label desses medicamentos é grande pois eles facilitam a perda de peso.

Preocupações de segurança

Knudsen afirmou que a empresa analisou uma série de produtos feitos em farmácias de manipulação que estão à venda e identificou diversas preocupações de segurança, bem como recebeu relatos de hospitalizações e mortes.

Embora todas as dosagens de Ozempic e Wegovy tenham sido aprovadas no país, os medicamentos não são encontrados com tanta facilidade e estão na lista de escassez do FDA, o que deu brecha para a produção das farmácias de manipulação.

A Novo Nordisk diz que tem feito investimentos significativos para ampliar sua capacidade de produção. “Este é um diálogo contínuo com o FDA. Não quero especular hoje se estamos completamente fora da lista de escassez, mas este é um primeiro passo e estamos esperançosos de que sairemos no futuro”, afirmou Knudsen, durante a entrevista coletiva.

Ele ressaltou que essa questão é importante, pois, quando um produto não está na lista de itens em falta, existem restrições para que farmácias de manipulação produzam versões imitadoras

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?