Ozempic pode ajudar no combate ao câncer em pessoas obesas, diz estudo
Pesquisa realizada na Irlanda com 20 pacientes mostrou que células “natural killer” funcionam melhor após o uso da medicação
atualizado
Compartilhar notícia
Um estudo realizado na Irlanda sugere que os remédios à base de semaglutida, como o Ozempic e o Wegoy, podem contribuir para evitar o câncer. A semaglutida foi criada para tratar a diabetes tipo 2, mas têm sido usada para o emagrecimento, pois entre seus efeitos está o controle da fome.
Publicado na revista Obesity, o trabalho acompanhou 20 pacientes com obesidade que usaram Ozempic por seis meses. Os autores, médicos da Universidade de Maynooth, perceberam que o remédio conseguiu aumentar o número de célula NK, as “natural killers”, nos pacientes.
As células NK são glóbulos brancos especializados em localizar e erradicar células “defeituosas”, que poderiam representar o início da formação de um tumor. Isolando as NK in vitro, os pesquisadores também observaram que a semaglutida melhorou o desempenho e a resistência delas.
“Isso parece indicar que existe uma ação anticâncer na medicação mesmo sem se considerar a perda de peso”, afirmam os pesquisadores.
O excesso de gordura corporal está associado a mais de 40% dos tipos de tumor. “Pessoas com obesidade podem desenvolver vários problemas de saúde, de apneia a câncer. Nossa pesquisa mostra que há muitos outros benefícios que não só a perda de peso no uso do remédio”, afirma o imunologista Conor de Barra, um dos responsáveis pelo estudo.
É importante esclarecer que o uso de Ozempic também está associado a vários efeitos colaterais, principalmente quando realizado sem a devida indicação médica. Estes problemas vão desde a desnutrição até reganho de peso superior ao total que foi perdido.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.