Versão do Ozempic em pílula provocou perda de 15% do peso em pesquisa
Ensaio clínico mostrou que a semaglutida em pílula funciona contra obesidade e sobrepeso. Medicamento é fabricado pela Novo Nordisk
atualizado
Compartilhar notícia
A farmacêutica Novo Nordisk informou, nesse domingo (25/6), que uma pílula experimental para obesidade com alta dosagem de semaglutida ajudou adultos com sobrepeso ou obesos a perderem 15% do peso durante ensaio clínico.
A semaglutida é o princípio ativo utilizado no Ozempic, fármaco injetável de uso semanal para o tratamento da diabetes tipo 2 que vem sendo usado de maneira off label para o emagrecimento.
A empresa já comercializa uma versão oral da semaglutida para o tratamento da diabetes tipo 2, vendida com o nome de Rybelsus, mas o medicamento tem dose máxima de 14 mg. A nova droga experimental foi testada com dose de até 50 mg.
A Novo Nordisk planeja pedir a aprovação regulatória do medicamento nos Estados Unidos e na Europa ainda este ano, segundo informou o diretor médico da Novo Nordisk, Mico Guevarra, na reunião anual da Associação Americana de Diabetes (ADA, na sigla em inglês).
Semaglutida de alta dosagem
O estudo com o novo medicamento foi feito com 667 adultos com sobrepeso ou obesidade. Após 68 semanas, os que testaram a dose de 50 mg alcançaram uma perda média de 15,1% do peso corporal, quando a medicação foi usado juntamente com dieta e atividade física.
Em comparação, os participantes que tomaram um placebo perderam apenas 2,4% do peso seguindo o estilo de vida recomendado pelos pesquisadores.
Efeitos colaterais
A maioria dos voluntários da pesquisa que utilizaram a semaglutida oral de alta dosagem relataram efeitos colaterais gastrointestinais, incluindo principalmente náusea leve a moderada, constipação, diarreia e vômito, informou a Novo Nordisk.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.