metropoles.com

Ozempic: o que acontece quando a pessoa para de tomar a medicação?

Indicado para tratar casos de diabetes tipo 2, o Ozempic tem se popularizado por promover a perda de peso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Shutterstock
Imagem colorida de caneta emagrecedora ozempic - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de caneta emagrecedora ozempic - Metrópoles - Foto: Shutterstock

O Ozempic é um dos poucos medicamentos que pode ser descrito como “badalado”. O remédio injetável, indicado para diabetes tipo 2, começou a ser usado “off label” para a perda de peso e, desde então, se converteu em um sucesso de vendas.

A endocrinologista Érika Fernanda de Faria, do hospital Santa Lúcia, de Brasília, explica que o princípio ativo do Ozempic é a semaglutida, uma substância análoga à proteína GLP-1. Ela age no nosso organismo estimulando a liberação de hormônios que induzem a saciedade e diminuem a fome.

A semaglutida também deixa o trânsito gastrointestinal mais lento, dando aquela sensação de inchaço. Por isso, quem toma a medicação se sente mais cheio, segundo a médica.

E se a pessoa parar de tomar Ozempic?

O Ozempic é recomendado para doenças crônicas, como diabetes e obesidade e, se uma doença é crônica, o uso do medicamento que a controla não pode ser interrompido.

“O nosso corpo memoriza o peso máximo que já chegou, e ele tem mecanismos de se manter naquele peso. Então, caso o paciente que esteja tratando a obesidade interrompa o uso do Ozempic, ele vai recuperar o peso que tinha antes do medicamento”, explica Érika.

A endocrinologista acrescenta que, como o Ozempic age diminuindo a saciedade, ao parar de tomá-lo, a fome volta ao normal e o paciente recupera o apetite.

Ela reforça que é importante buscar uma mudança de hábitos de vida durante o tratamento para prevenir o efeito rebote. “Reeducação alimentar e exercícios físicos são parte do tratamento com Ozempic, não dá para achar que o remédio sozinho vai resolver”, afirma a médica.

A endocrinologista destaca ainda a importância do medicamento ser usado sob a supervisão de um profissional de saúde. “A interrupção de uso não pode ser feita de qualquer jeito, precisa ser gradual”, orienta a médica.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?