metropoles.com

Ozempic pode melhorar saúde do cérebro e reduzir tabagismo, diz estudo

Cientistas compararam a prevalência de condições neurológicas e psiquiátricas entre usuários do Ozempic e de outros remédios para diabetes

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Foto mostra pessoa descartando cigarros em uma lixeira com um fundo monocromático rosa - fumar cigarro - Metrópoles
1 de 1 Foto mostra pessoa descartando cigarros em uma lixeira com um fundo monocromático rosa - fumar cigarro - Metrópoles - Foto: Getty Images

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, mostra evidências de que o uso de medicamentos para diabetes à base de semaglutida, como o Ozempic, podem melhorar a saúde do cérebro e ajudar no tratamento da dependência por nicotina.

A descoberta – publicada na quarta-feira (10/7) na revista eClinical Medicine – junta-se a outras pesquisas que mostram benefícios secundários dos medicamentos para o tratamento da diabetes tipo 2 e obesidade.

“Nossos resultados sugerem que o uso de semaglutida pode ir além do controle do diabetes, oferecendo potencialmente benefícios inesperados no tratamento e prevenção do declínio cognitivo e do abuso de substâncias”, afirma o principal autor do estudo, Riccardo De Giorgi, especialista em psiquiatria adulta.

O estudo foi feito a partir de informações de saúde de aproximadamente 120 mil americanos com diabetes tipo 2 em tratamento. Os dados foram analisados entre 2017 e 2021.

Os pesquisadores separaram os participantes em três grandes grupos para comparar a prevalência de 22 condições neurológicas e psiquiátricas entre usuários do Ozempic e de outros medicamentos para diabetes – sitagliptina, empagliflozina e glipizida.

As condições avaliadas incluíam encefalite (inflamação do cérebro, geralmente causada por infecção), Parkinson, déficit cognitivo, demência, epilepsia, enxaquecas, insônia, doenças musculares e hemorragia intracraniana. Também foram analisados os casos de acidentes vasculares cerebrais isquêmicos; abuso de álcool, nicotina, opioides, cannabis e estimulantes; psicose, transtorno bipolar, depressão, ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo e suicídio, entre outras.

3 imagens
A perda de peso é um efeito colateral das medicações
Os remédios são usados "off label" para perda de peso
1 de 3

Tanto o Ozempic quanto o Mounjaro são medicamentos para controlar a diabetes

Shutterstock
2 de 3

A perda de peso é um efeito colateral das medicações

Reprodução
3 de 3

Os remédios são usados "off label" para perda de peso

Getty Images

Os usuários de semaglutida demonstraram um risco 74% menor de desenvolver encefalite em comparação aos que tomavam glipizida e 65% menor em relação à sitagliptina.

Usuários de semaglutida também tiveram 28% menos chances de demonstrar sinais de declínio cognitivo em relação à sitagliptina e glipizida. Com relação à demência, as pessoas que tomavam semaglutida tiveram 48% menos chances de desenvolver o problema em relação à sitagliptina e 37% à glipizida.

Os usuários de semaglutida também apresentaram 28% menos chances de usar nicotina em relação aos usuários de glipizida e 23% contra a empagliflozina.

“A semaglutida foi associada à redução do risco de vários desses resultados neurológicos e psiquiátricos”, escreveram os autores do artigo.

Os pesquisadores britânicos destacam que mais pesquisas são necessárias para confirmar os dados, uma vez que o estudo foi feito apenas com a observação dos dados de usuários do medicamento.

“Nosso estudo é observacional e esses resultados devem, portanto, ser replicados em um ensaio clínico randomizado para confirmar e ampliar nossas descobertas”, afirma o doutor Max Taquet, coautor do artigo científico e especialista no tratamento de transtornos psiquiátricos na Universidade de Oxford.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?