metropoles.com

Oxford pausa estudo de vacina contra Covid em crianças e adolescentes

A universidade britânica e a AstraZeneca aguardam mais dados da investigação sobre o surgimento de raros coágulos sanguíneos após vacinação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
baona/Getty Images
criança sendo vacinada
1 de 1 criança sendo vacinada - Foto: baona/Getty Images

A Universidade de Oxford informou que decidiu interromper o ensaio clínico que avaliaria a segurança e eficácia de sua vacina contra Covid-19 em crianças e adolescentes até que obtenha mais dados sobre os casos de coágulos sanguíneos relatados por ao menos 30 adultos que receberam doses do imunizante.

De acordo com a instituição inglesa, não há preocupação de segurança no estudo pediátrico, mas optou por aguardar as novas orientações da Agência Reguladora de Medicamentos e Saúde do Reino Unido (MHRA) antes de prosseguir com o estudo.

Na nova etapa do estudo, os pesquisadores esperam avaliar os benefícios da vacina em 300 voluntários do Reino Unido, com idade entre 6 e 17 anos.

Investigação

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) estuda a possível relação entre as injeções e os recentes casos da formação de um raro coágulo de sanguíneo, conhecido como trombose do seio venoso cerebral (CVST), em pessoas vacinadas com a fórmula desenvolvida em parceria com a AstraZeneca.

Na terça-feira (6/4), o chefe de vacinas EMA, Marco Cavaleri, chegou a afirmar estar “claro que existe uma ligação” entre a vacina Oxford/AstraZeneca e os casos, mas que o motivo ainda é desconhecido.

Horas depois, em coletiva de imprensa, a Organização Mundial de Saúde (OMS) reafirmou o posicionamento de que “os benefícios (da imunização) ainda são muito maiores do que os riscos”.

Saiba como as vacinas contra Covid-19 atuam:

12 imagens
1 de 12

2 de 12

3 de 12

4 de 12

5 de 12

6 de 12

7 de 12

8 de 12

9 de 12

10 de 12

11 de 12

12 de 12

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?