Sem polêmica: ovos são seguros até para pessoas com colesterol alto
Pesquisa americana mostra que o consumo de 12 ovos fortificados por mês até diminuiu o colesterol em pessoas com risco cardiovascular
atualizado
Compartilhar notícia
Por muitos anos, a ciência discute sobre o ovo. Por ter colesterol na gema, o alimento popular foi desaconselhado para pessoas com risco de desenvolver doenças cardiovasculares, ou que tinham colesterol alto. Porém, um novo estudo feito por pesquisadores da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, comprovou que o ovo é, sim, saudável para esses pacientes.
“Sabemos que as doenças cardiovasculares são, de alguma forma, mediadas por fatores de risco, como pressão alta, colesterol alto, IMC aumentado e diabetes. Hábitos e padrões de dieta têm influência e temos muitas informações conflitantes sobre se os ovos são seguros ou não, especialmente para pessoas com risco para doenças cardiovasculares”, explica a pesquisadora Nina Nouhravesh, principal autora do estudo, ao site do Colégio Americano de Cardiologia. O estudo será apresentado na sessão científica anual organizada pela entidade, em 6 de abril.
A pesquisa analisou 140 pessoas com risco alto para doenças cardiovasculares durante quatro meses. Os participantes tinham em média 66 anos e foram divididos aleatoriamente em dois grupos: um deles tinha que comer 12 ovos fortificados por semana, e o outro, menos de dois ovos de qualquer tipo no mesmo período. Eles podiam preparar o alimento como quisessem.
Todos foram analisados antes do começo do estudo, no primeiro mês e no quarto. No segundo e terceiro mês, o check-in foi feito por telefone. Os resultados mostraram queda de 3,14 mg/dL no colesterol ruim no grupo que comeu mais ovos.
A mudança não é estatisticamente significativa, mas os pesquisadores explicam que é suficiente para mostrar que não há perigo em consumir o ovo. Os cientistas também perceberam leve melhora na resistência à insulina e alta na quantidade de vitamina B.
Ovos saudáveis
“Não observamos efeitos adversos nos biomarcadores de saúde cardiovascular e percebemos benefícios potenciais no consumo de ovos fortificados que sugerem uma investigação com um grupo maior”, afirma Nina.
A pesquisadora explica que provavelmente não são os ovos que oferecem perigo, e sim os acompanhamentos, como torrada com manteiga, bacon e carnes processadas. Ela sugere que pacientes com risco de doença cardiovascular procurem um médico a fim de definir uma dieta saudável para o coração.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!