Comer mais ovo para ganhar massa muscular funciona? Entenda
O ovo é um alimento muito rico em proteínas, o que naturalmente aumenta a massa muscular. Porém, consumo exagerado é contraindicado
atualizado
Compartilhar notícia
O ovo está entre os alimentos preferidos dos atletas e praticantes de musculação. Afinal, cada unidade do alimento tem cerca de 6 gramas de proteína, nutriente que ajuda na reparação e no desenvolvimento dos músculos. Mas será que aumentar seu consumo na dieta realmente ajuda a ganhar mais massa muscular?
De acordo com a nutróloga Marcella Garcez, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia, é preciso ter cautela ao consumir grandes quantidades do alimento.
“As recomendações do consumo de ovos vão depender de uma série de fatores, como sexo, peso, altura e intensidade de atividade física. Mas, no geral, recomenda-se que um adulto deve ingerir cerca de um a três ovos por dia, independentemente da prática de exercícios”, alerta a médica.
Qualquer valor acima desse número deve ter acompanhamento de um profissional especializado – consumir uma quantidade excessiva de ovos pode trazer riscos à saúde.
“Elas incluem alterações no perfil lipídico, já que a gema do ovo é rica em colesterol, ganho de peso, devido às calorias do alimento, e alteração da filtração renal por sobrecarga de proteína, podendo levar até mesmo à formação de pedras nos rins”, adverte a endocrinologista Deborah Beranger.
O ovo além da massa muscular
Isso não quer dizer que você precisa deixar de consumir ovos, pois realmente é um alimento muito rico em proteína, bem como em uma grande variedade de vitaminas. Além disso, ele é um ótimo aliado do sistema imunológico.
Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!