metropoles.com

Ovo faz parte da dieta mediterrânea? Veja opções de proteínas

O padrão alimentar conhecido como dieta mediterrânea é famoso pro promover a longevidade. Saiba se os ovos estão incluídos no cardápio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Foto colorida - Mulher descascando ovo
1 de 1 Foto colorida - Mulher descascando ovo - Foto: Getty Images

A dieta mediterrânea nos remete à um padrão alimentar eficaz na promoção de benefícios para a saúde, longevidade e prevenção de doenças crônicas. Ainda assim, há dúvidas sobre o cardápio, como, por exemplo: se os ovos estão incluídos na dieta mediterrânea?

Comer ovo na dieta mediterrânea é aceito

“Sim. O consumo de ovos na dieta mediterrânea é permitido, porém em porções menores do que o padrão ocidental. O perfil alimentar da dieta é majoritariamente composto por grãos integrais, frutas, vegetais, legumes, oleaginosas em geral, as nozes, castanhas e amêndoas, ervas naturais, especiarias e azeite de oliva extra virgem”, disse a nutricionista Karla Maciel, consultora da Jasmine Alimentos.

Ovos e laticínios, como iogurtes e queijos, preferencialmente os desnatados ou fermentados, também podem fazer parte da dieta mediterrânea. A única recomendação é que o consumo seja moderado.

“Na dieta mediterrânea, o ovo é menos consumido por conta da concentração de colesterol animal que já foi associado ao risco maior de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, quando consumido em excesso. Apesar disso, a relação entre a ingestão de ovos com o risco de mortalidade é limitada e controversa”, pontuou a profissional.

A especialista explica que as principais opções de proteínas da dieta mediterrânea são peixes, carnes brancas e frutos do mar. “Além disso, a combinação de proteínas vegetais, cereais e leguminosas atende as recomendações proteicas diárias e, por isso, não é necessário o consumo diário de proteínas animais”, sugeriu.

Saiba mais sobre o assunto no portal SportLife, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?