metropoles.com

Aumento do consumo de ovo ajuda a ganhar massa muscular? Entenda

A abundância de proteínas presentes nos ovos faz com que eles sejam muito consumidos por atletas amadores e profissionais

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
imagem colorida de um prato com ovo mexido e uma salada de tomate - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida de um prato com ovo mexido e uma salada de tomate - Metrópoles - Foto: Getty Images

Não importa o esporte que se pratique, o ovo sempre acaba entrando na dieta como fonte de proteínas para atletas profissionais e amadores.

O alimento é prático, funciona em diferentes preparos e costuma não ter objeções relacionadas ao paladar. No entanto, muita gente ainda se questiona se o aumento do consumo de ovo ajuda a ganhar massa muscular.

Ovo e massa muscular

“Consumir uma quantidade excessiva de ovos pode trazer riscos à saúde, incluindo alterações no perfil lipídico, já que a gema do ovo é rica em colesterol. Também pode levar ao ganho de peso, devido às calorias do alimento, e alteração da filtração renal por sobrecarga de proteína”, explica a endocrinologista Deborah Beranger.

Apesar das ponderações, a especialista não recomenda que a ingestão de ovos seja descartada. Ao contrário, segundo ela, a moderação é o segredo para que se aproveite os benefícios. “Além da alta carga de proteínas, o ovo possui vitaminas A, D, E, do grupo B, e sais minerais, como o ferro, o fósforo, o zinco e o selênio”, comenta.

Quantidade de ovos

Outra questão pertinente é  “Qual a quantidade certa de ovos para consumir?”. A nutróloga Marcella Garcez explica que as recomendações de consumo de ovos vão depender de uma série de fatores, como sexo, peso, altura e intensidade de atividade física.

“No geral, recomenda-se que um adulto deve ingerir cerca de 1 a 3 ovos por dia, independentemente da prática de exercícios”, orienta Marcella Garcez.

Leia mais sobre o assunto no site Sport Life, parceiro do Metrópoles.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?