Compartilhar notícia
Não importa o esporte que se pratique, o ovo sempre acaba entrando na dieta como fonte de proteínas para atletas profissionais e amadores.
O alimento é prático, funciona em diferentes preparos e costuma não ter objeções relacionadas ao paladar. No entanto, muita gente ainda se questiona se o aumento do consumo de ovo ajuda a ganhar massa muscular.
Ovo e massa muscular
“Consumir uma quantidade excessiva de ovos pode trazer riscos à saúde, incluindo alterações no perfil lipídico, já que a gema do ovo é rica em colesterol. Também pode levar ao ganho de peso, devido às calorias do alimento, e alteração da filtração renal por sobrecarga de proteína”, explica a endocrinologista Deborah Beranger.
Apesar das ponderações, a especialista não recomenda que a ingestão de ovos seja descartada. Ao contrário, segundo ela, a moderação é o segredo para que se aproveite os benefícios. “Além da alta carga de proteínas, o ovo possui vitaminas A, D, E, do grupo B, e sais minerais, como o ferro, o fósforo, o zinco e o selênio”, comenta.
Quantidade de ovos
Outra questão pertinente é “Qual a quantidade certa de ovos para consumir?”. A nutróloga Marcella Garcez explica que as recomendações de consumo de ovos vão depender de uma série de fatores, como sexo, peso, altura e intensidade de atividade física.
“No geral, recomenda-se que um adulto deve ingerir cerca de 1 a 3 ovos por dia, independentemente da prática de exercícios”, orienta Marcella Garcez.
Leia mais sobre o assunto no site Sport Life, parceiro do Metrópoles.