Overtraining: saiba quais são os sinais de exagero na malhação
Treinar demais atrapalha o ganho de massa muscular e pode levar a lesões. Saiba reconhecer quando há excesso
atualizado
Compartilhar notícia
Atingir um estilo de vida saudável passa por realizar exercícios físicos frequentemente. Especialistas recomendam, em média, 30 minutos de atividades diárias para obter bons resultados. No entanto, há quem encare o projeto fitness com tanta seriedade que descamba para o extremo, submetendo-se a rotinas excessivas de treinos.
O personal trainer Bruno Marques, de Brasília, explica que overtraining é o excesso de exercícios físicos. A situação gera estresse nos músculos e articulações e impede a recuperação do corpo de um treino para o outro. O especialista destaca que, muitas vezes, o exagero compromete os resultados.
“Quem está em overtraining não ganha massa muscular, não dá tempo do corpo se recuperar. Além disso, a situação deixa a pessoas mais vulnerável a lesões”, alerta Marques.
Sinais
O corpo dá indícios de quando é hora de descansar. O paciente em excesso de treinamento apresenta:
- Fadiga elevada;
- Dores nas articulações;
- Dores musculares;
- Dores de cabeça.
“Saber reconhecer os limites do corpo ajuda a manter a assiduidade na academia. O personal colabora ensinando o aluno a ter mais segurança sobre seu desempenho”, aponta o personal trainer Vinicius Oliveira, também de Brasília.
Caso o aluno insista no overtraining, ele se expõe a lesões articulares como, por exemplo, no joelho. O indivíduo pode ainda passar por uma desestabilização hormonal.
Como evitar
O ideal é não malhar o mesmo músculo todos dias e dar a ele um descanso de aproximadamente 24 horas. Também não é recomendado fazer apenas exercícios de hipertrofia, ou seja, é indicado intercalar atividades aeróbicas e de alongamento na rotina.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.