Overdose de chocolate: atenção aos sintomas de intolerância à lactose
Dor abdominal, gases e diarreia são alguns dos sinais que o corpo dá quando não consegue quebrar o açúcar do leite
atualizado
Compartilhar notícia
O feriado de Páscoa é marcado por união, reflexão, gratidão e… chocolate. Os ovos são onipresentes na mesa do brasileiro – e em quantidades nada modestas. Mas é importante ficar de olho nos sinais emitidos pelo corpo após a ingestão exagerada do produto.
Dor abdominal, gases e diarreia são sintomas da intolerância à lactose. Esses indícios aparecem quando o corpo não consegue quebrar o açúcar do leite, presente na fórmula da maioria dos chocolates consumidos nessa época.
“Sem a quantidade suficiente de enzima, o organismo não digere o leite. O alimento acaba fermentando no intestino, o que leva aos sintomas. Quando se come muito, o corpo catalisa o chocolate de qualquer jeito e não sobra enzima para digerir o resto. Por isso, os sintomas pioram”, explica a clínica médica Patrycia Tavares, da Clínica Longevitá.
Na maioria dos casos, o tratamento é evitar o consumo de alimentos com lactose. Se for comer, adicione a enzima vendida em farmácias. “Algumas pessoas criam a intolerância após o consumo excessivo de lactose. Esse grupo pode voltar a produzir a lactase normalmente se ficar algum tempo sem consumir leite”, ensina a médica. Para realizar o diagnóstico correto, deve-se procurar um profissional e realizar exames.
Alergia
A intolerância à lactose é relativamente comum nos brasileiros. Segundo Patrycia, 40% da população têm algum nível da doença, mas a porcentagem de quem tem alergia à proteína do leite é menor. Os sintomas de quem tem a doença aparecem no momento em que entram em contato com o leite: os mais graves são urticária, problemas pulmonares e diarreia com sangue, por exemplo.