metropoles.com

Ovários policísticos são ligados a sintomas de demência na meia-idade

Ressonâncias magnéticas mostraram que mulheres com ovários policísticos apresentam menor massa cerebral branca com o passar dos anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images/Elena Nechaeva
Foto de ovários, útero, sistema reprodutivo feminino feito em papel - Metrópoles - ovários policísticos
1 de 1 Foto de ovários, útero, sistema reprodutivo feminino feito em papel - Metrópoles - ovários policísticos - Foto: Getty Images/Elena Nechaeva

Mulheres na meia-idade com síndrome dos ovários policísticos (SOP) podem ter pontuações mais baixas em testes cognitivos e massa cerebral menor, sintomas característicos de uma demência precoce.

O dado foi apresentado em um estudo divulgado nessa quarta-feira (31/1) na revista científica Neurology. As participantes foram diagnosticadas com ovários policísticos na juventude ou na idade adulta e os cientistas as acompanharam por 30 anos para avaliar impactos da doença na cognição.

“Uma vez que até 10% das mulheres podem ser afetadas pelos ovários policísticos, esses resultados têm implicações importantes para a saúde pública em geral”, escreveram os pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

A pesquisa foi feita em duas etapas. A primeira avaliou os testes cognitivos de 907 mulheres, sendo que 66 delas foram identificadas com ovários policísticos. Todas as voluntárias com a síndrome tinham níveis desrregulados de hormônios.

As mulheres com SOP tiveram um declínio maior nas notas dos seus testes ao longo do tempo em comparação com participantes sem a síndrome. Foram realizados três testes, que avaliam o funcionamento executivo corporal, a memória e a fluência verbal.

Na segunda fase, um subgrupo de 291 pacientes foi sorteado para fazer exames de ressonância magnética que avaliaram as massas cerebrais — destas, 25 tinham SOP. Os cientistas perceberam que a integridade da substância branca do cérebro foi menor em mulheres com a síndrome, sugerindo um envelhecimento precoce.

Pesquisas anteriores já haviam apontado que mulheres com ovários policísticos podem ter mais sintomas depressivos. Por isso, os cientistas decidiram avaliar os impactos na saúde mental como um todo.

Ilustração mostra ovário com luz que indica inchaço em um deles
Desrregulação da ovulação leva a problemas hormonais e metabólicos que afetam o corpo como um todo

A síndrome dos ovários policísticos

A SOP é caracterizada por uma anovulação (liberação incerta ou inexistente de óvulos durante o período menstrual) e pela presença de cistos nos ovários. Uma das maiores causas de infertilidade, a síndrome leva a um desequilíbrio hormonal e metabólico no organismo, facilitando o aparecimento de doenças como a diabetes.

Pelo papel dos hormônios nas funções cerebrais, os pesquisadores acreditam que a SOP estaria relacionada com os sintomas de demência observados no estudo, mas não foi possível estabelecer exatamente a conexão entre um quadro ao outro.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?