Otite, rinite e sinusite: saiba os sintomas das infecções de outono
Baixas temperaturas e tempo seco facilitam surgimento de infecções. Médico explica quais são os principais sintomas de cada uma
atualizado
Compartilhar notícia
As altas temperaturas podem enganar, mas já estamos no outono, período do ano em que começam os dias mais frios e de ar mais seco. Essa combinação gera uma série de problemas à saúde, que afetam especialmente a garganta, o ouvido e o nariz. Em relação às crianças e aos idosos, é preciso redobrar os cuidados.
Muitas vezes, as infecções são parecidas e, por isso, trazem dúvidas sobre sintomas e quais tratamentos seguir. Para isso, o médico Lucas Sampaio, filiado a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), esclarece como diferenciar algumas dessas doenças — como, por exemplo, a otite média, a sinusite e a rinite alérgica.
As otites médias costumam aparecer durante o outono e o inverno, preferencialmente em crianças que estejam resfriadas, gripadas, com infecção respiratória ou de garganta. “O organismo está mais frágil e, por isso, essas bactérias e vírus que residem nas vias aéreas passam para a orelha média e se proliferam”, explica o médico.
Veja mais detalhes sobre o assunto no site Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.