Osteoporose: como fortalecer sua saúde óssea e prevenir a doença
Dados da Fundação Internacional da Osteoporose (IOF) apontam que o número de brasileiros com a doença deve crescer 32% até 2050
atualizado
Compartilhar notícia
Nesta quarta-feira (20/10), comemora-se o Dia Mundial de Combate à Osteoporose. A doença óssea atinge cerca de 10 milhões de pessoas no Brasil, mas dados da Fundação Internacional da Osteoporose (IOF) apontam que o número deve crescer 32% até 2050 por conta do envelhecimento da população.
A osteoporose reduz a massa óssea, tornando os ossos mais frágeis e aumenta a chance de lesões. A doença é mais comum em idosos, já que o tamanho dos ossos muda ao longo da vida e as necessidades nutricionais para mantê-los saudáveis também. O número de mulheres afetadas é maior pois existe uma deficiência de estrógeno (estrogênio) nos primeiros anos do climatério, causando aceleração de perdas ósseas.
Saúde Óssea
Nutrientes, alimentação saudável e prática regular de exercícios físicos formam a receita ideal para garantir a saúde óssea. Para evitar o desenvolvimento da osteoporose, o melhor é iniciar com esses cuidados o mais cedo possível.
O cálcio é ideal para manter ossos saudáveis e a prevenir doenças relacionadas, principalmente entre idosos. A combinação entre cálcio e a Vitamina D3 é fundamental para o metabolismo ósseo e a deficiência de um deles prejudica esse processo.