Osteopata faz alerta sobre saúde das veias: “Evite cruzar as pernas”
O canadense Brendon Talbot compartilhou quatro dicas para manter as veias fortes e saudáveis e evitar problemas cardiovasculares
atualizado
Compartilhar notícia
O osteopata canadense Brendon Talbot usou o TikTok para alertar os usuários da rede social sobre quatro hábitos comuns que prejudicam a circulação sanguínea e a saúde cardiovascular. Entre eles está um bastante comum: sentar-se de pernas cruzadas.
De acordo com Talbot, o sangue dos membros inferiores é drenado para a veia femoral, que passa debaixo do ligamento inguinal (região da virilha). Ao cruzar as pernas, a veia é pressionada, o que pode aumentar a pressão arterial e o risco de varizes devido à interrupção do bombeamento do sangue para o coração.
“Enquanto estiver sentado evite cruzar as pernas”, disse, no vídeo.
@btosteopathy 4 Tips for better vein health #veins #humanbody #humananatomy #healthtok #healthtips #learnontiktok #wellnesstips ♬ Violin – Grooving Gecko
Veja outras três dicas do osteopata para preservar as veias fortes e saudáveis:
Faça exercícios regularmente
A prática de atividade física ajuda a manter a circulação sanguínea saudável. Caminhadas regulares são suficientes para se manter ativo. “Tudo no corpo depende do movimento, até o nível celular”, afirma.
Mantenha um peso saudável
O sobrepeso e a obesidade estão relacionados ao risco aumentado de hipertensão. “A gordura pode estressar os vasos próximos, restringindo o fluxo sanguíneo e aumentando a pressão nas veias”, disse Talbot.
Evite permanecer na mesma posição por longos períodos
Mudar de posição contribui para o bom funcionamento da circulação sanguínea. “As veias têm retalhos como tecidos, chamados de válvulas. As contrações musculares ajudam a mover o sangue através dessas válvulas de volta ao coração”, explicou.
O profissional destaca que as dicas são listadas com fins educacionais e maiores dúvidas devem ser esclarecidas por um médico.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.