Ortopedista dá 7 dicas para acabar com as dores na coluna
Sentir desconfortos constantes no dia a dia pode indicar problemas na coluna, mas mudanças de hábito podem aliviar sintomas
atualizado
Compartilhar notícia
Quem nunca sentiu uma dorzinha na coluna, especialmente depois de um dia longo de trabalho? As dores nas costas constantes, porém, exigem atenção redobrada e não podem ser tratadas apenas como um problema trivial.
Segundo o ortopedista Bruno Fabrizio, especialista em cirurgias de coluna, as dores ocasionais podem ser sinal de problemas graves e de complicações que não podem ser ignoradas. Identificar esses sintomas precocemente pode prevenir o aparecimento de complicações no futuro.
“Dores constantes e recorrentes na região da coluna, independente da intensidade, são sinais de que algo pode estar errado. Sentir-se incomodado por permanecer sentado por longos períodos é um sinal de que sua coluna pode estar comprometida. E se ficar em pé ou caminhar por muito tempo também se torna um problema, é necessário buscar ajuda especializada”, adverte.
Outro sinal de alerta que o ortopedista sinaliza é sentir incômodos ao se inclinar para frente ou para trás, com uma limitação muito curta da capacidade de torção das costas. Caso a dor piore com atividades específicas, como levantar objetos, movimentos repetitivos ou exercícios físicos, também é preciso procurar ajuda médica.
“Os especialistas poderão realizar um diagnóstico preciso, identificar a causa do problema e propor um plano de tratamento adequado. Ignorar esses sinais ou automedicar-se pode levar a complicações mais sérias, prolongando o sofrimento”, destaca.
Algumas medidas simples, porém, já podem ajudar a pessoa a acabar com as dores na coluna no dia a dia. Fabrizio explica que manter uma postura adequada durante as atividades diárias, praticar exercícios de fortalecimento da musculatura das costas e realizar alongamentos regularmente são essenciais para se ver livre do desconforto.
“No entanto, essas medidas são complementares ao tratamento e não substituem a necessidade de uma avaliação médica”, recomenda. Veja as dicas:
1. Mantenha uma boa postura
Ao sentar, certifique-se de manter as costas retas e apoiadas no encosto da cadeira. Evite ficar muito tempo na mesma posição e faça pausas regulares para se alongar e se movimentar.
2. Use ergonomia no trabalho
Se você passa longas horas sentado em frente ao computador, certifique-se de ter uma estação de trabalho ergonômica. Ajuste a altura da cadeira e da mesa para que você possa manter os pés apoiados no chão e os olhos no mesmo nível do monitor. Use um suporte lombar para manter a curvatura natural da coluna.
3. Pratique exercícios de fortalecimento
Exercícios de fortalecimento da musculatura das costas e do abdômen podem ajudar a estabilizar e suportar a coluna, mas é preciso ter cuidado e não exagerar na dose se a coluna já estiver comprometida.
4. Faça alongamentos regularmente
Alongamentos suaves e regulares podem ajudar a reduzir a tensão muscular na região da coluna. Concentre-se em alongar os músculos das costas, pescoço, ombros e quadris. Realize os alongamentos de forma suave, sem forçar demais. Um sinal de que não está passando da conta é a capacidade de respirar normalmente durante todo o processo.
5. Utilize compressas quentes e frias
A aplicação de compressas quentes ou frias pode aliviar a dor na coluna momentaneamente, dependendo do tipo de lesão ou inflamação. Aplique uma compressa quente na área dolorida por 20 minutos várias vezes ao dia para relaxar os músculos em casos de contração.
Se o problema for inchaço ou inflamação aguda, utilize uma compressa fria por cerca de 15 a 20 minutos.
6. Cuide do seu peso corporal
O excesso de peso coloca pressão adicional na coluna, contribuindo para dores e problemas de saúde. Mantenha um peso saudável com uma alimentação equilibrada e a prática regular de exercícios. Isso ajudará a reduzir a carga sobre a coluna vertebral.
7. Evite atividades que causem dor
Identifique quais movimentos ou atividades específicas pioram a dor na sua coluna e evite-as ou modifique-as, se possível. Isso pode incluir levantar objetos pesados, torções excessivas, movimentos bruscos ou longos períodos em uma mesma posição.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.