Compartilhar notícia
Movimentos que envolvem a articulação do joelho, como agachar e levantar, podem causar barulhos de estalos e crepitações e despertar preocupações. O ortopedista Marcos Cortelazo aponta as três principais condições associadas aos estalos nos joelhos.
Condições associadas aos estalos nos joelhos
Condromalácia patelar
“A condição se caracteriza pelo amolecimento da cartilagem da rótula ou patela, osso localizado à frente do joelho. Afeta principalmente mulheres, e a doença pode ser causada por uma série de fatores, que incluem, além de traumas, sobrepeso, sedentarismo, desalinhamento do joelho e prática excessiva e incorreta de exercícios de alto impacto”, detalha o médico.
Lesões no menisco
Problemas na cartilagem que serve como amortecedor para absorver e distribuir o impacto na região também são causa comum de estalos constantes no joelho. “Geralmente, essas lesões surgem após traumas, como torções e movimentos bruscos durante atividades físicas. Idosos também são mais propensos a sofrer com o problema, pois, devido ao desgaste que ocorre com o passar dos anos, essas cartilagens tornam-se mais propensas a rupturas”, diz.
Confira a reportagem completa no SportLife, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!