Órgão da imunidade? Intestino saudável pode te proteger da Covid
Sistema digestivo tem relação direta com as defesas do organismo. Saiba como ter um intestino saudável
atualizado
Compartilhar notícia
Ter um intestino saudável, sobretudo durante a pandemia de Covid-19, é algo extremamente importante para o bem-estar e a qualidade de vida. Além dos motivos mais óbvios, como uma absorção adequada de nutrientes e a prevenção de problemas como constipação, diarreia, gases, estufamento abdominal e refluxo, manter o órgão em boas condições também pode fortalecer a imunidade do organismo.
“O intestino é um dos maiores órgãos do nosso corpo e é responsável por 80% da imunidade. Nele, existe uma grande concentração de células do sistema imunológico, já que esse órgão é uma das principais portas de entrada do corpo, funcionando como uma barreira ao ambiente externo”, explica o cardiologista e médico do esporte, Carlos Eduardo Portela.
Segundo o especialista, da mesma maneira que um intestino saudável pode fortalecer o sistema imunológico e evitar complicações relacionadas à Covid-19, não cuidar corretamente do órgão pode provocar infecções mais graves. Por isso, é fundamental tomar cuidado com tudo aquilo que comemos durante o dia.
Veja na galeria alimentos que ajudam a aumentar a imunidade:
“A infecção e o contágio pelo coronavírus acontece, quase totalmente, por exposição a gotículas respiratórias expelidas, contendo vírus. Como esse vírus irá se comportar dentro do corpo dependerá das condições relacionadas a imunidade e nível inflamatório de cada paciente. E aqui está a grande importância do intestino. Pessoas com hábitos alimentares equilibrados e diversificados tendem a ter um intestino saudável, o que é um dos pontos primordiais para a competência do sistema imunológico”, diz o médico.
Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.