Organize as compras! Veja lista de alimentos que duram mais tempo
Para evitar saídas desnecessárias, nutricionistas dão dicas sobre o que comprar e como conservar de maneira adequada
atualizado
Compartilhar notícia
A epidemia provocada pelo novo coronavírus tem feito as pessoas passarem mais tempo em casa, seguindo as orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Muita gente tem saído apenas para atividades essenciais, como ir ao supermercado, à farmácia ou à padaria. Pensando em reduzir ainda mais essas saídas, nutricionistas indicam alimentos que têm maior durabilidade e ensinam como conservá-los de maneira adequada.
“É completamente possível ter uma alimentação variada sem precisar ir ao mercado ou feira todos os dias. Dá para variar com alimentos versáteis”, garante a nutricionista clínica Gabriella Alves Ferrari, mestre em ciências da saúde pela Universidade de Brasília (UnB).
As oleaginosas, por exemplo, além de serem fontes proteicas interessantes, ajudam a reduzir doenças cardiovasculares e possuem nutrientes que melhoram o humor e a disposição. Quando guardadas em potes de vidro bem vedados, duram muitos dias. A sugestão é investir em nozes, castanhas, amêndoas, pistaches e avelãs.
Outra dica interessante para manter a variedade é trazer para casa frutas verdes e maduras. Isso garante que elas amadureçam gradativamente, ao longo dos dias, e evita desperdícios. As que estiverem perto de estragar podem virar sucos, vitaminas ou serem congeladas. De acordo com o nutricionista Daniel Novais, com essa estratégia, é possível ir ao mercado ou à feira apenas a cada 10 dias.
As raízes – como batata, cenoura, beterraba, gengibre, mandioca e inhame – também são boas opções, pois duram aproximadamente 10 dias.
Armazenamento
A nutricionista Gabriella sugere que as pessoas inovem nas receitas. “Você consegue garantir os nutrientes dos vegetais por até uma semana se higienizados e armazenados da forma correta na geladeira.”
Para folhas como alface, a dica é lavá-las e secá-las, preferencialmente com um papel toalha para absorver a umidade entre elas, antes de serem guardadas. “Você terá uma alface boa e crocante por muitos dias”, ensina.
Grãos, como a lentilha e o grão-de-bico, são fontes de proteína e podem contribuir para a diminuição do consumo de carne durante a quarentena.
Outras sugestões de alimentos com maior prazo de durabilidade são farinha, macarrão, aveia e arroz. Segundo o nutricionista Daniel, o arroz do tipo branco, selvagem ou arbóreo pode ser guardado e consumido por tempo indeterminado, pois sua estrutura conserva todo o valor nutricional do grão. O mesmo não se aplica ao arroz integral, que pode ficar rançoso.