metropoles.com

Organize as compras! Veja lista de alimentos que duram mais tempo

Para evitar saídas desnecessárias, nutricionistas dão dicas sobre o que comprar e como conservar de maneira adequada

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
Castanha do Pará
1 de 1 Castanha do Pará - Foto: iStock

A epidemia provocada pelo novo coronavírus tem feito as pessoas passarem mais tempo em casa, seguindo as orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Muita gente tem saído apenas para atividades essenciais, como ir ao supermercado, à farmácia ou à padaria. Pensando em reduzir ainda mais essas saídas, nutricionistas indicam alimentos que têm maior durabilidade e ensinam como conservá-los de maneira adequada.

“É completamente possível ter uma alimentação variada sem precisar ir ao mercado ou feira todos os dias. Dá para variar com alimentos versáteis”, garante a nutricionista clínica Gabriella Alves Ferrari, mestre em ciências da saúde pela Universidade de Brasília (UnB).

As oleaginosas, por exemplo, além de serem fontes proteicas interessantes, ajudam a reduzir doenças cardiovasculares e possuem nutrientes que melhoram o humor e a disposição. Quando guardadas em potes de vidro bem vedados, duram muitos dias. A sugestão é investir em nozes, castanhas, amêndoas, pistaches e avelãs.

Outra dica interessante para manter a variedade é trazer para casa frutas verdes e maduras. Isso garante que elas amadureçam gradativamente, ao longo dos dias, e evita desperdícios. As que estiverem perto de estragar podem virar sucos, vitaminas ou serem congeladas. De acordo com o nutricionista Daniel Novais, com essa estratégia, é possível ir ao mercado ou à feira apenas a cada 10 dias.

As raízes – como batata, cenoura, beterraba, gengibre, mandioca e inhame – também são boas opções, pois duram aproximadamente 10 dias.

Armazenamento
A nutricionista Gabriella sugere que as pessoas inovem nas receitas. “Você consegue garantir os nutrientes dos vegetais por até uma semana se higienizados e armazenados da forma correta na geladeira.”

Para folhas como alface, a dica é lavá-las e secá-las,  preferencialmente com um papel toalha para absorver a umidade entre elas, antes de serem guardadas. “Você terá uma alface boa e crocante por muitos dias”, ensina.

Grãos, como a lentilha e o grão-de-bico, são fontes de proteína e podem contribuir para a diminuição do consumo de carne durante a quarentena.

Outras sugestões de alimentos com maior prazo de durabilidade são farinha, macarrão, aveia e arroz. Segundo o nutricionista Daniel, o arroz do tipo branco, selvagem ou arbóreo pode ser guardado e consumido por tempo indeterminado, pois sua estrutura conserva todo o valor nutricional do grão. O mesmo não se aplica ao arroz integral, que pode ficar rançoso.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?