metropoles.com

Ora-pro-nóbis: veja 5 benefícios proporcionados pela planta proteica

A ora-pro-nóbis (OPN) é rica em proteínas, fibras, vitaminas e minerais que regulam o organismo e previnem o surgimento de doenças

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Folhas de ora-pro-nóbis
1 de 1 Folhas de ora-pro-nóbis - Foto: Getty Images

A ora-pro-nóbis (OPN) é uma planta rica em proteínas, fibras, vitaminas A, C e do complexo B e minerais como cálcio, ferro e fósforo. A hortaliça está incorporada à culinária mineira há muito tempo, mas agora seu extrato vem sendo bastante procurado em lojas de produtos naturais.

Segundo a nutricionista Rayanne Marques, da Clínica Aesthesis, de Brasília, uma das grandes vantagens da planta é o aporte proteico. “Ela colabora para chegarmos ao consumo indicado de proteínas no dia: são 22 g do macronutriente para cada 100 g da planta”, explica.

Confira mais 5 benefícios do consumo de ora-pro-nóbis:

1. Fortalece o sistema imunológico

As vitaminas C e B3 (também conhecida como niacina) têm um papel importante no fortalecimento do sistema imunológico. Elas protegem as células de defesa do corpo contra os danos causados pelos radicais livres e ajudam a proteger o organismo contra doenças e infecções.

2. Previne a diabetes

A grande concentração de fibras nas folhas da ora-pro-nóbis ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue, ajudando na prevenção da resistência à insulina.

3. Diminui o colesterol

As fibras também ajudam a reduzir a absorção de gordura, diminuindo consequentemente os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue.

4. Evita o envelhecimento precoce

A presença de antioxidantes como a vitamina A e o betacaroteno reduz os danos causados pelos radicais livres às células da pele, prevenindo o envelhecimento precoce.

0

5. Acelera o metabolismo

A vitamina B3 tem um papel muito importante na transformação dos carboidratos, proteínas e gorduras em energia.

Saiba como consumir ora-pro-nóbis

Para que os benefícios sejam garantidos, é preciso comer a planta regularmente. De acordo com os nutricionistas, a quantidade de nutrientes ideal é obtida com a ingestão de 100 gramas das folhas ao dia, o equivalente a duas xícaras de chá ou cerca de 40 folhas.

As folhas podem ser trituradas e misturadas em receitas de sopas e massas, arroz, caldos e feijão. Também podem ser usadas em sucos verdes e chás.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?