Ora-pro-nóbis: veja 5 benefícios proporcionados pela planta proteica
A ora-pro-nóbis (OPN) é rica em proteínas, fibras, vitaminas e minerais que regulam o organismo e previnem o surgimento de doenças
atualizado
Compartilhar notícia
A ora-pro-nóbis (OPN) é uma planta rica em proteínas, fibras, vitaminas A, C e do complexo B e minerais como cálcio, ferro e fósforo. A hortaliça está incorporada à culinária mineira há muito tempo, mas agora seu extrato vem sendo bastante procurado em lojas de produtos naturais.
Segundo a nutricionista Rayanne Marques, da Clínica Aesthesis, de Brasília, uma das grandes vantagens da planta é o aporte proteico. “Ela colabora para chegarmos ao consumo indicado de proteínas no dia: são 22 g do macronutriente para cada 100 g da planta”, explica.
Confira mais 5 benefícios do consumo de ora-pro-nóbis:
1. Fortalece o sistema imunológico
As vitaminas C e B3 (também conhecida como niacina) têm um papel importante no fortalecimento do sistema imunológico. Elas protegem as células de defesa do corpo contra os danos causados pelos radicais livres e ajudam a proteger o organismo contra doenças e infecções.
2. Previne a diabetes
A grande concentração de fibras nas folhas da ora-pro-nóbis ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue, ajudando na prevenção da resistência à insulina.
3. Diminui o colesterol
As fibras também ajudam a reduzir a absorção de gordura, diminuindo consequentemente os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue.
4. Evita o envelhecimento precoce
A presença de antioxidantes como a vitamina A e o betacaroteno reduz os danos causados pelos radicais livres às células da pele, prevenindo o envelhecimento precoce.
5. Acelera o metabolismo
A vitamina B3 tem um papel muito importante na transformação dos carboidratos, proteínas e gorduras em energia.
Saiba como consumir ora-pro-nóbis
Para que os benefícios sejam garantidos, é preciso comer a planta regularmente. De acordo com os nutricionistas, a quantidade de nutrientes ideal é obtida com a ingestão de 100 gramas das folhas ao dia, o equivalente a duas xícaras de chá ou cerca de 40 folhas.
As folhas podem ser trituradas e misturadas em receitas de sopas e massas, arroz, caldos e feijão. Também podem ser usadas em sucos verdes e chás.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!